skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

O papel do capital social do empreendedor na criação de empresas tecnológicas; THE ROLE OF THE SOCIAL CAPITAL OF ENTREPRENEURS IN CREATING BUSINESS TECHNOLOGY

Borges, Cândido

INMR - Innovation & Management Review; v. 8 n. 3 (2011); 162-181

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2011-11-07

Acesso online

  • Título:
    O papel do capital social do empreendedor na criação de empresas tecnológicas; THE ROLE OF THE SOCIAL CAPITAL OF ENTREPRENEURS IN CREATING BUSINESS TECHNOLOGY
  • Autor: Borges, Cândido
  • Assuntos: Entrepreneurship; Technological Entrepreneurship; Enterprise Creation; Social Capital Networks; Empreendedorismo; Empreendedorismo Tecnológico; Criação De Empresas; Capital Social; Redes
  • É parte de: INMR - Innovation & Management Review; v. 8 n. 3 (2011); 162-181
  • Descrição: A utilização do conceito de capital social no campo do empreendedorismo, assim como na administração, está em crescimento. Em empreendedorismo, duas perspectivas principais de capital social são utilizadas: capital social individual e capital social coletivo. Este artigo conceitual utiliza a primeira perspectiva. Seu objetivo é analisar como o capital social individual de um empreendedor pode colaborar para o processo de criação de uma empresa de base tecnológica e, a partir desta análise, formular proposições que possam balizar pesquisas empíricas sobre o tema. Catorze proposições são formuladas e apresentadas. Elas foram reunidas em cinco grupos críticos no processo de criação de uma empresa de base tecnológica: 1) identificação das oportunidades de negócio, 2) acesso aos recursos financeiros, 3) aprendizagem de novas tecnologias, 4) legitimação da empresa nascente, e 5) trabalho em equipe e parcerias.
    The use of the concept of social capital in the field of entrepreneurship, as well as in management, is growing. In entrepreneurship, two main perspectives of social capital are used: individual social capital and collective social capital. This paper utilizes the first perspective. Its goal is to analyze how much social capital an individual entrepreneur may contribute to the process of creating a technology-based company, and from this analysis, to formulate proposals that could mark out empirical research on the subject. Fourteen propositions are formulated and presented. They were divided into five critical groups in the process of creating a technology-based company: 1) identification of business opportunities; 2) access to financial resources; 3) learning about new technologies; 4) validation of the emergent company, and; 5) teamwork and partnerships.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79231/83303
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2011-11-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.