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Políticas de transporte coletivo em São Paulo entre 2001 e 2010: meio ambiente construído, sistemas técnicos e organização dos serviços de transporte

Higa, Caio Vinicius

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2012-10-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Políticas de transporte coletivo em São Paulo entre 2001 e 2010: meio ambiente construído, sistemas técnicos e organização dos serviços de transporte
  • Autor: Higa, Caio Vinicius
  • Orientador: Contel, Fabio Betioli
  • Assuntos: São Paulo; Terminal Urbano; Política Pública De Transporte; Ônibus; Metrô; Corredores De Ônibus; Trânsito; Transporte Público; Bilhete Único; Transit; Subway; São Paulo; Public Transportation; Public Transport Policy; Bus Lanes; Bus; Urban Terminal
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente pesquisa analisará as características das políticas de transporte coletivo no Município de São Paulo, entre os anos de 2001 e 2010. Partindo do entendimento do modelo de desenvolvimento urbano vigente, o qual priorizou o transporte privado sobre rodas, individual, além de um perfil sócio-espacial segregador procuraremos definir quais foram as principais ações realizadas neste setor, considerando: a evolução histórica das políticas de transporte a partir do início do século XX; principais políticas públicas de transporte a partir de 2001 (implementações de corredores de ônibus, integração de modais, implantação de bilhete único etc); análise das repercussões destas políticas na dinâmica concreta da mobilidade urbana. Também pretendemos interpretar as relações das administrações municipais que governaram a cidade nesse período (gestão Marta Suplicy 2001 - 2004 - gestão José Serra/Gilberto Kassab 2005 - 2008 - e gestão Gilberto Kassab 2009 - 2010) com os principais agentes urbanos envolvidos (elite política municipal, empresários e empreendedores urbanos, sociedade civil e usuários de transportes públicos e privados, principalmente) e outros grupos de interesse, analisando de que maneira e por meio de quais instrumentos as políticas públicas de mobilidade urbana foram desenvolvidas.
  • DOI: 10.11606/D.8.2012.tde-15032013-113927
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2012-10-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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