skip to main content
Primo Advanced Search
  • CRUESP
  • USP
  • UNICAMP
  • UNESP
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

REPOSITÓRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CRUESP


O Repositório da Produção Científica do CRUESP (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) tem por objetivo reunir, preservar e proporcionar acesso aberto, público e integrado à produção científica de docentes, pesquisadores, alunos e servidores da USP, Unicamp e Unesp.


A iniciativa amplia a visibilidade e acessibilidade aos resultados das pesquisas realizadas nas universidades, potencializando, desta forma, o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais. Além disso, democratiza e estimula o compartilhamento do conhecimento gerado, estendendo e retornando à sociedade o investimento nelas realizado. Partindo de uma metodologia comum e atuando de forma compartilhada e cooperativa sob coordenação dos sistemas de bibliotecas das referidas universidades, conta com o apoio dos pró-reitores de pesquisa, seus conselheiros científicos, e incentivo da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).


O Repositório da Produção Científica do CRUESP foi gerado a partir dos repositórios institucionais das três universidades estaduais paulistas, os quais utilizam o software livre DSpace (desenvolvido pelo M.I.T e H.P.) e adotam padrões e normas internacionais de interoperabilidade e normalização. A integração por meio do metabuscador Primo (Web Scale Discover System da ExLibris) propicia aos seus usuários a busca, descoberta da produção CRUESP a partir de uma única interface. É possível identificar as agências de fomento que mais subsidiam a pesquisa paulista, as revistas mais requisitadas para publicação, coautoria entre as referidas unidades, temas mais pesquisados, idiomas utilizados e, ainda, os textos em acesso aberto, acesso restrito ou embargado.


O desenvolvimento de um repositório institucional em qualquer uma dessas Universidades é um projeto de longo prazo, dada sua complexidade e necessário envolvimento com demais sistemas corporativos. As equipes dos sistemas de bibliotecas CRUESP se comprometeram a comprovar a viabilidade da proposta e a exequibilidade de um trabalho coordenado dessa natureza e, desde 06 de outubro de 2013, a Biblioteca Digital da Produção Científica do CRUESP, à época chamada de Repositório, está disponível para consulta.


Iniciou-se com artigos publicados em revistas indexadas pela Web of Science (WoS) e SciELO, cobrindo o período de 2008 a 2012. Em seguida, buscou-se ampliar o período temporal bem como a tipologia de documentos com a inserção das teses e dissertações apresentadas às universidades do CRUESP e de livros de autores vinculadas às mesmas, prevendo-se, ainda, a expansão do povoamento com capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, objetos educacionais de aprendizagem e produção artística e técnica.

URL: cruesp.sibi.usp.br
Coordenação Repositório CRUESP:
Sistema Integrado de Bibliotecas SIBiUSP
Equipe:
Mariza Leal de Meirelles Do Coutto - Coordenadora do SIBiUSP
Anderson de Santana - SIBIUSP
Célia Regina de Oliveira Rosa - SIBIUSP
Tiago Murakami - SIBIUSP
Jan Leduc De lara - SIBIUSP

Conselheiros Científicos:
Prof.ª Dr.ª Glaucia Maria Pastore - Pró-Reitora de Pesquisa da UNICAMP e Coordenadora dos Trabalhos da Comissão de Pesquisa no CRUESP
Prof. Dr José Eduardo Krieger

Pró;-Reitor de Pesquisa USP
Prof.ª Dr.ª Maria José Soares Mendes Giannini - Pró-Reitora de Pesquisa da UNESP
Apoio: Fapesp
Apoio Técnico: ExLibris

REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS USP, UNICAMP E UNESP


Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP


A Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo (BDPI), inaugurada em 22 de outubro de 2012, é o repositório institucional e da produção intelectual (científica, artística, acadêmica e técnica) da USP.


Trata-se de um sistema de gestão e disseminação que tem como objetivos:


(a) aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade acadêmica e de pesquisa da USP por meio da coleta, organização e preservação em longo prazo;
(b) facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção intelectual da USP, por meio da oferta de indicadores confiáveis e validados;
(c) integrar-se a um conjunto de iniciativas nacionais e internacionais, por meio de padrões e protocolos de integração qualificados e normalizados.


Além da integração com a Biblioteca Virtual da FAPESP, portais de revistas nacionais e internacionais de acesso aberto e demais portais e bibliotecas digitais do SIBiUSP, relaciona-se de forma coordenada e cooperativa com a Biblioteca Digital da Produção Intelectual e Científica da Unicamp e com o Repositório Institucional da Unesp.


URL: producao.usp.br
Coordenação: Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP
Equipe:
Mariza Leal de Meirelles Do Coutto - Coordenadora do SIBiUSP
Célia Regina de Oliveira Rosa
Jan Leduc de Lara
Tiago Murakami

Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp


O Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp tem por objetivo reunir e disseminar a produção intelectual, acadêmica e cultural da universidade e preservar sua memória institucional, além de contribuir para ampliar a visibilidade da instituição e dos seus pesquisadores em âmbito nacional e internacional.

Seu desenvolvimento está sendo realizado em parceria entre os Sistemas de Bibliotecas da Unicamp, USP e Unesp e, conta com o apoio das Pró-Reitorias de Pesquisa das três instituiçôes e da FAPESP.


URL: repositorio.unicamp.br
Coordenação: Sistema de Bibliotecas da Unicamp - SBU/Unicamp Equipe:
Regiane Alcântara Eliel - Coordenador SBU
Daniela Feijó Simões
Gislaine Mello
Keite Ap. Duarte
Marcos Dario Garcia Sae
Michele Lebre de Marco
Oscar Eliel

Repositório Institucional Unesp


O Repositório Institucional UNESP tem por objetivo armazenar, preservar, disseminar e possibilitar o acesso aberto, como bem público global, à produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa da Universidade.


Em sua implantação, o Repositório Institucional UNESP contemplou a produção científica da Universidade, de 1976 aos dias atuais, indexada nas bases de dados Web of Science e Scopus e publicada em periódicos da SciELO, sendo disponibilizado, sempre que possível, o texto completo dessas publicações de modo a favorecer o acesso aberto à produção científica da Universidade.


Atualmente, os esforços da equipe do Repositório Institucional UNESP estão direcionados para a inserção da produção científica ainda não contemplada pelo Repositório, estendendo, assim, sua abrangência e possibilitando maior acesso à produção da Universidade e de seus pesquisadores.


URL: repositorio.unesp.br

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.