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Capacitação em comunicação não-verbal: um caminho para ações de cuidado efetivo/afetivo ao idoso

Prochet, Teresa Cristina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2010-03-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Capacitação em comunicação não-verbal: um caminho para ações de cuidado efetivo/afetivo ao idoso
  • Autor: Prochet, Teresa Cristina
  • Orientador: Silva, Maria Julia Paes da
  • Assuntos: Comunicação Não-Verbal; Educação; Gerontologia; Idoso; Education; Elderly; Gerontology; Nonverbal Comunication
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: As dificuldades dos profissionais em lidar com o idoso tem sido motivo de preocupação no meio técnico e social; isto se dá pela falta de difusão do conhecimento gerontológico e sobre a comunicação humana. Com a justificativa de contribuir na reversão desta problemática e no favorecimento do vínculo entre o binômio idoso-profissional foi proposto e aplicado um programa de capacitação, baseado no referencial teórico da comunicação interpessoal; da codificação não-verbal, valorizando os aspectos próprios do envelhecimento e os princípios educacionais da aprendizagem significativa. Os objetivos foram identificar o conhecimento sobre a comunicação no contexto da gerontologia, verificar o índice de assimilação do conteúdo aplicado nos momentos imediato e mediato, bem como, relacionar a satisfação frente ao programa. Tratou-se de estudo de campo quantitativo-descritivo e exploratório desenvolvido após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos em dois centros hospitalares do interior paulista. A duração da capacitação foi de doze horas, dividida em três encontros de quatro horas cada, aplicada para 117 pessoas divididas em cinco turmas distintas. Os resultados revelaram que o índice de assimilação do conteúdo contido no programa imediatamente após a aplicação da capacitação foi muito satisfatório e satisfatório nos aspectos de: conceito de envelhecimento (68,4%); estratégias para favorecer a independência e a autonomia do idoso (63,2%); identificação das interferências comunicacionais ligadas ao idoso e ao profissional (65,0% e 76,7%, respectivamente), reconhecimento das funções não-verbais (61,5%) e na identificação das dimensões da comunicação não-verbal. A exceção foi atribuída ao item ligado à percepção do profissional diante da comunicação não-verbal que foi insatisfatório em 68,3%. O índice de assimilação do conteúdo contido no programa após 90 dias (mediato) foi muito satisfatório e satisfatório em 82,2%. Ao analisar as turmas separadamente verificou-se grau de desempenho satisfatório em todas elas, tanto no momento mediato quanto no mediato. Os principais pontos positivos do programa de capacitação apontados pelos participantes foram a qualidade do conteúdo tratado nos encontros; o tipo e qualidade dos recursos e técnicas usadas e a organização dos encontros. Os pontos fracos citados foram relativos ao tempo reduzido do treinamento; participação tímida e pouca troca de experiências entre os participantes e baixa divulgação. As principais sugestões frente ao aprimoramento do programa de capacitação foram o aumento do tempo de treinamento associado ao uso de dinâmicas; vinculação da capacitação com a educação continuada como forma de aprofundar a temática tratada; extensão do treinamento às demais pessoas não profissionais de saúde; inclusão de depoimentos e relatos de casos como ilustração das aulas e melhoria do processo de divulgação do evento. Conclui-se que a capacitação proposta e aplicada foi eficaz em todas as turmas, uma vez que após a aplicação de critérios específicos para cada item trabalhado, o grau de assimilação foi satisfatório aos participantes.
  • DOI: 10.11606/T.7.2010.tde-30032010-112230
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2010-03-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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