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DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

de Aquino, Adelyn Barbosa ; Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro

Eccos (São Paulo, Brazil), 2022-03 (60), p.1-20 [Periódico revisado por pares]

Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação

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  • Título:
    DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
  • Autor: de Aquino, Adelyn Barbosa ; Cavalcante, Tícia Cassiany Ferro
  • Assuntos: Children & youth ; Communication ; Communication (Thought Transfer) ; Educational Technology ; Intellectual disabilities ; Intellectual Disability ; Language ; Language Acquisition ; Young Children
  • É parte de: Eccos (São Paulo, Brazil), 2022-03 (60), p.1-20
  • Descrição: Resumo: As crianças com deficiência intelectual apresentam prejuízo no desenvolvimento da capacidade expressiva. Como consequência, fazem uso por mais tempo da linguagem gestual. Existem recursos de Comunicação Alternativa, categoria de Tecnologia Assistiva, que contribuem para a acessibilidade cognitiva dessas crianças, facilitando o desenvolvimento e a aprendizagem. Esta pesquisa buscou analisar como o uso da Comunicação Alternativa (CA) em sessões de intervenção pode contribuir para a linguagem-comunicação de crianças com deficiência intelectual na etapa da Educação Infantil. Como participantes, a pesquisa contou com duas crianças com deficiência intelectual com impedimentos comunicativos, estudantes de escolas públicas da cidade de Igarassu-PE. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas sessões de intervenção com o uso de recursos da CA. O estudo demonstrou que o uso dos recursos de comunicação alternativa contribuiu significativamente para a comunicação das crianças. Permitiu que criança e pesquisadora compartilhassem atenção nas atividades desenvolvidas; auxiliou a compreensão, estimulando as crianças a participarem ativamente das interações; também possibilitou às crianças planejar e produzir linguagem mais significativa e funcional.
  • Editor: Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Idioma: Português

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