skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
Search in:
Selecione a lista para navegar
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Por título
Por assunto
Por autor
Browse vid input
Busca Simples
This feature requires javascript
Ensino de respostas gestuais simbolicas para criancas severamente retardadas
Claudia Davis Mattar Margarida Hoffmann Windholz
1979
Localização:
IP - Instituto de Psicologia
(T BF637.C45 M435e e.2 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Ensino de respostas gestuais simbolicas para criancas severamente retardadas
Autor:
Claudia Davis Mattar
Margarida Hoffmann Windholz
Assuntos:
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
;
CONDICIONAMENTO OPERANTE
;
DEFICIENTE MENTAL SEVERO
;
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A
aquisicao e desenvolvimento da linguagem tem sido objetivo prioritario para os envolvidos com individuos nao-verbais.
A
aplicacao de procedimentos de condicionamento operante tem produzido grandes progressos, embora permaneca ainda um numero significante de individuos que nao adquirem habilidades orais, especialmente aqueles com atraso severo no desenvolvimento. O estudo objetivo propiciar
a
aquisicao de dois sinais expressivos
a
tres criancas severamente retardadas, que nao tem linguagem oral. Acredita que
a
habilidade de expressar necessidades basicas permite que exercam maior controle sobre o ambiente. Adota um procedimento que engloba o uso de ajuda fisica, fading e alteracao de estimulos, durante quatro fases (imitacao motora, nomeacao, reconhecimento e teste de controle de estimulos) em um desenho de linha de base multipla entre sinais. Ao final do programa, todos os sujeitos adquirem respostas gestuais e as usam de forma funcional. Os resultados mostram-se confiaveis, replicaveis de uma crianca a outra e generalizaveis para diferentes professores. A discussao dos dados se atem as definicoes de tatos e mandos proposta por skinner, sugerindo que a distincao entre elas pode ser, do ponto de vista da audiencia, muito pouco claras
Data de criação/publicação:
1979
Formato:
105 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
23
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript