skip to main content

Ensino de respostas gestuais simbolicas para criancas severamente retardadas

Claudia Davis Mattar Margarida Hoffmann Windholz

1979

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T BF637.C45 M435e e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Ensino de respostas gestuais simbolicas para criancas severamente retardadas
  • Autor: Claudia Davis Mattar
  • Margarida Hoffmann Windholz
  • Assuntos: COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL; CONDICIONAMENTO OPERANTE; DEFICIENTE MENTAL SEVERO; DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A aquisicao e desenvolvimento da linguagem tem sido objetivo prioritario para os envolvidos com individuos nao-verbais. A aplicacao de procedimentos de condicionamento operante tem produzido grandes progressos, embora permaneca ainda um numero significante de individuos que nao adquirem habilidades orais, especialmente aqueles com atraso severo no desenvolvimento. O estudo objetivo propiciar a aquisicao de dois sinais expressivos a tres criancas severamente retardadas, que nao tem linguagem oral. Acredita que a habilidade de expressar necessidades basicas permite que exercam maior controle sobre o ambiente. Adota um procedimento que engloba o uso de ajuda fisica, fading e alteracao de estimulos, durante quatro fases (imitacao motora, nomeacao, reconhecimento e teste de controle de estimulos) em um desenho de linha de base multipla entre sinais. Ao final do programa, todos os sujeitos adquirem respostas gestuais e as usam de forma funcional. Os resultados mostram-se confiaveis, replicaveis de uma crianca a outra e generalizaveis para diferentes professores. A discussao dos dados se atem as definicoes de tatos e mandos proposta por skinner, sugerindo que a distincao entre elas pode ser, do ponto de vista da audiencia, muito pouco claras
  • Data de criação/publicação: 1979
  • Formato: 105 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.