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Plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo: da rede de mobilidade ao projeto-instrumento

Longo, Marlon Rúbio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2024-03-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo: da rede de mobilidade ao projeto-instrumento
  • Autor: Longo, Marlon Rúbio
  • Orientador: Meyer, Regina Maria Prosperi
  • Assuntos: Áreas Metropolitanas - São Paulo (Sp); Redes Urbanas; Planos Diretores; Planejamento Territorial Urbano; Operações Urbanas; Urbanismo; Metropolitan Areas - São Paulo (Sp); Master Plans; Territorial Urban Planning; Urban Networks; Urban Operations; Urbanism
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A pesquisa investiga a articulação entre plano e projeto urbano na metrópole de São Paulo, considerando a influência da rede de mobilidade. A hipótese é que no percurso do planejamento urbano em São Paulo, as questões de mobilidade foram o principal elemento dessa articulação, ao fundamentar e conduzir cenários de reestruturação propostos para a metrópole. Argumenta-se que essa articulação sofreu transformações no decorrer do tempo, com a substituição do papel decisivo desempenhado pela rede no âmbito do plano, pela gestão de instrumentos urbanísticos. Em termos metodológicos, foram analisados planos e projetos urbanos elaborados para a metrópole e para o município de São Paulo, desde as experiências e estudos pioneiros da Emurb e da Emplasa nos anos 70, até a proposição do Plano Diretor Estratégico em 2014 e do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado em 2018. Em função dessas leituras, foram identificados quatro processos, momentos-chave nos quais as relações entre o plano, o projeto e a rede sofreram importantes inflexões: a formulação de instrumentos urbanísticos (1973-1976); a transição entre o protagonismo da rede e a operação do que foi denominado projeto-instrumento (1983-1991); a rearticulação entre a rede e o projeto urbano (2001-2012); e a integração do projeto-instrumento no plano (2014-2018). Concluiu-se que a conformação do projeto-instrumento e sua integração ao plano impôs ao urbanismo a difícil tarefa de elaborar propostas de reestruturação urbana por meio de uma sintaxe que dialoga com as vantagens locacionais da rede, mas não interfere em seu planejamento, ainda que o arranjo espacial da rede de mobilidade continue a ser decisivo para a transformação e a qualificação do território.
  • DOI: 10.11606/T.16.2024.tde-21052024-154927
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2024-03-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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