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A tecitura de uma Museologia paulista tramas do ensino pós-graduado em São Paulo

Léa Blezer Araújo Maria Cristina Oliveira Bruno

2017

Localização: MAE - Museu Arqueologia e Etnologia    (TESE-MAE )(Acessar)

  • Título:
    A tecitura de uma Museologia paulista tramas do ensino pós-graduado em São Paulo
  • Autor: Léa Blezer Araújo
  • Maria Cristina Oliveira Bruno
  • Assuntos: ENSINO SUPERIOR -- ASPECTOS SOCIAIS -- SÃO PAULO (SP); MUSEUS -- FORMAÇÃO PROFISSIONAL; MUSEOLOGIA -- HISTÓRIA E CRÍTICA -- SÃO PAULO (SP); PLANEJAMENTO DE MUSEUS -- EDUCAÇÃO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia
  • Descrição: Este trabalhopercorre as tramas do pensamento museológico que se constituiu e conduziu dois cursos de Pós Graduação em Museologia no Estado de São Paulo. Tomamos, para isto, como contexto histórico o do ensino de Museologia no Brasil, e as respectivas especificidades paulistas ali inseridas, especialmente em relação à pós-graduação neste estado. Se São Paulo possui, por um lado, uma lacuna expressa na ausência de graduação em Museologia, também há, por outro, especificidades criadas pela opção pelo ensino pós-graduado. Buscamos, portanto, entender, sob o viés do ensino pós-graduado de Museologia, como este pensamento museológico se constituiu, percorrendo para isto as tramas em torno dos cursos que formam nosso objeto de estudo: Curso de Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo -FESP; e Curso de Especialização em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo -CEMMAE-USP. Para desenvolvermos o projeto de pesquisa, utilizamos análises bibliográficas e documentais em nossa metodologia. Recorremos, para isto, a fontes de pesquisa e referência dos conjuntos documentais relacionados aos dois cursos estudados. As análises destes corpos documentais foram cruzadas posteriormente com fontes orais, através de entrevistas realizadas com os ex alunos e docentes dos respectivos cursos. Este esforço consiste em uma tentativa de desvendar nosso principal objetivo: entender as características e especificidades do pensamento museológico paulista, sob o viés do ensino de pós-graduação, percorrendo para isto as tramas contidas nos conceitos de Museologia abordados nessas duas instâncias de aprendizagem
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 311 f.
  • Idioma: Português

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