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A distribuição de automóveis novos em mudança? : estudo a partir de survey e pesquisa qualitativa em concessionárias.

Grande, Márcia Mazzeo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2004-12-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A distribuição de automóveis novos em mudança? : estudo a partir de survey e pesquisa qualitativa em concessionárias.
  • Autor: Grande, Márcia Mazzeo
  • Orientador: Salerno, Mario Sergio
  • Assuntos: Canais De Distribuição; Carros Novos; Distribuição De Carros; Varejo; Car Distribution; Distribution Channels; New Car; Retail
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esse trabalho teve por objetivo analisar as mudanças que estão ocorrendo nos canais de distribuição de carros novos no Brasil, especificamente no que concerne à constituição de novos formatos de negócio no varejo de automóveis novos e à relação com as montadoras. O sistema de distribuição de carros novos baseado em redes de revendedores exclusivos e independentes de cada marca/montadora que integra em um só lugar as funções de vendas de carros novos, vendas de carros usados, distribuição de pecas de reposição, assistência técnica e reparo e financiamento entrou na pauta da indústria automotiva na última década, devido ao aumento da concorrência e à ineficiência do sistema em atender as expectativas dos consumidores em termos de qualidade de serviços e preços. No Brasil, várias discussões sobre uma reestruturação das redes de distribuição e do formato de negócio da revenda estão em andamento desde o início dos anos 2000. Este estudo, realizado através de entrevistas e de um survey em concessionárias, levantou que as concessionárias estão terceirizando parte dos seus serviços de assistência técnica e reparo e obtendo ganhos em termos de rapidez, qualidade dos serviços e redução de custos, bem como adotando algumas novas práticas de gestão e tecnologias da informação. Apurou-se também que montadoras estão aumentando o controle sobre a produção de serviços das concessionárias através de exigências de padronização de lojas e processos de atendimento.
  • DOI: 10.11606/T.3.2004.tde-30052005-225327
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2004-12-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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