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Mobiliário urbano no espaço público para o lazer infantil uma reflexão no contexto da "Academia da Primeira Idade" na cidade de São Paulo

Andrea de Brito Stefanelli Vieira Cibele Haddad Taralli

2018

Localização: FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.    (043:711.68 V657m )(Acessar)

  • Título:
    Mobiliário urbano no espaço público para o lazer infantil uma reflexão no contexto da "Academia da Primeira Idade" na cidade de São Paulo
  • Autor: Andrea de Brito Stefanelli Vieira
  • Cibele Haddad Taralli
  • Assuntos: MOBILIÁRIO URBANO; ESPAÇO PÚBLICO; DESIGN; EQUIPAMENTO URBANO; BRINQUEDOS; PLAYGROUND; Academia Da Primeira Idade; Kids Outdoor Fitness Equipment
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa de mestrado se situa nos estudos de inter-relação do design com a arquitetura, enfocando os equipamentos denominados Academia da Primeira Idade, entendidos como um mobiliário urbano para o público infantil presente e implantado no espaço livre público das áreas de playground, em locais levantados na atualidade na cidade de São Paulo, onde foram realizadas pesquisas de campo com abordagem qualitativa. Com o objetivo de levantar dados sobre como um mobiliário urbano é percebido e entendido por seu público alvo, procurou-se pela visão das crianças usuárias e seus acompanhantes a fim de obter entendimento e diretrizes sobre o espaço e equipamentos para brincar e se exercitar. Foram utilizadas várias ferramentas de pesquisa para captação de dados como: observação não participante, entrevista com acompanhantes no local de uso, storytelling com crianças, além de levantamentos nos órgãos públicos gestores e com especialistas, com enfoque no uso e apropriação pelos seus usuários, verificando aspectos formais, comportamentais e de interação social. Por meio da triangulação de dados foi possível levantar os pontos relevantes na opinião dos stakeholders, agentes envolvidos, gerando conhecimentos para aprimoramento dos espaços e equipamentos existentes, bem como para novos projetos afins. Como principais achados podem ser destacados pontos positivos e negativos citados sobre os equipamentos elencados além de aspectos como proporcionar diversão com segurança, conservação, interação com outras crianças, e outros relacionados às características físicas e de manutenção de espaços bem cuidados, com piso adequado, e dotados de mobiliário complementar, sempre presentes nas narrativas dos pesquisados quanto as suas necessidades e expectativas
    Considerando a importância que o brincar tem na formação das crianças, e que experiências e vivências únicas o espaço público pode proporcionar, espera-se que estes dados, considerando a visão e opinião dos usuários, possam servir para melhorar a qualidade dos espaços e equipamentos públicos infantis
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: 251 p il..
  • Idioma: Português

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