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Audição e linguagem um estudo de caso de criança deficiente auditiva implantada inserida em ambiente bilíngüe

Tatiana Mendes de Melo C. Z Monteiro; Maria Cecília Bevilacqua; Adriane Lima Mortari Moret; Encontro Internacional de Audiologia (21. 2006 Bauru)

Anais São Paulo : Academia Brasileira de Audiologia, 2006

São Paulo Academia Brasileira de Audiologia 2006

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  • Título:
    Audição e linguagem um estudo de caso de criança deficiente auditiva implantada inserida em ambiente bilíngüe
  • Autor: Tatiana Mendes de Melo
  • C. Z Monteiro; Maria Cecília Bevilacqua; Adriane Lima Mortari Moret; Encontro Internacional de Audiologia (21. 2006 Bauru)
  • Assuntos: REABILITAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS; LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
  • É parte de: Anais São Paulo : Academia Brasileira de Audiologia, 2006
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: Introdução: O implante coclear (IC) tem sido indicado para crianças deficientes auditivas de grau severo e/ou profundo, provenientes de famílias ouvintes e fluentes em língua oral. O processo terapêutico destas crianças fundamenta-se nos princípios referentes ao método aurioral. Atualmente, a procura pelo implante coclear também ocorre por pais surdos, fluentes na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que recorrem a este tratamento para oferecer outra realidade para seus filhos. O ambiente destas crianças é bilíngüe, dado pela LIBRAS dos pais e pela linguagem oral dos familiares próximos e do fonoaudiólogo. Objetivo: visou acompanhar o desenvolvimento auditivo e de linguagem de uma criança deficiente auditiva implantada, filha de pais deficientes auditivos fluentes na LIBRAS. Metodologia: Comparação das habilidades de audição e da aquisição da linguagem oral em duas crianças implantadas, sendo uma inserida em ambiente oral e outra em ambiente bilíngüe, pareadas quanto à idade cronológica e o tempo de uso do implante. Resultados: : Após 22 meses de IC, a criança em ambiente oral apresentou habilidade auditiva de percepção de aspectos suprasegmentais, enquanto que a criança em ambiente bilíngüe apresentou habilidade de reconhecimento de palavras em conjunto fechado. Quanto à linguagem oral, a criança em ambiente oral apresentou emissão de palavras isoladas. A criança em ambiente bilíngüe apresentou emissão de frases simples. Conclusão: As crianças inseridas em
    ambiente bilíngüe podem se beneficiar do implante coclear, desenvolvendo habilidades auditivas e de linguagem oral similares ou melhores que as crianças inseridas em ambiente oral. Ressalta-se que os benefícios do implante coclear são obtidos a partir de aspectos multifatoriais, e estudos mais aprofundados são necessários
  • Editor: São Paulo Academia Brasileira de Audiologia
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: resumo 448.
  • Idioma: Português

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