skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Análise mecânica e óptica de vitrocerâmicas comerciais para CAD/CAM

L. F. Pereira Brunna Mota Ferrairo; Victor Mosquim; Lucas José de Azevedo-Silva; José Henrique Rubo; Ana Flávia Sanches Borges; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Profa. Dra. Daniela Gamba Garib Carreira" (34. 2021 Bauru)

Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2021

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo 2021

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Análise mecânica e óptica de vitrocerâmicas comerciais para CAD/CAM
  • Autor: L. F. Pereira
  • Brunna Mota Ferrairo; Victor Mosquim; Lucas José de Azevedo-Silva; José Henrique Rubo; Ana Flávia Sanches Borges; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Profa. Dra. Daniela Gamba Garib Carreira" (34. 2021 Bauru)
  • Assuntos: PORCELANA DENTÁRIA; ANÁLISE MECÂNICA; ANÁLISE ÓTICA; CAD/CAM
  • É parte de: Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2021
  • Notas: Disponível em: https://cob.fob.usp.br/wp-content/uploads/sites/954/2021/07/REV-34COB-ANAIS-FINAL-ISSN.pdf. Acesso em: 30 ago. 2021
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A popularidade dos sistemas automatizados de produção (CAD/CAM) proporcionou o desenvolvimento da classe das vitrocerâmicas e o aumento das opções clínicas. Visando elucidar a combinação das propriedades ópticas e mecânicas, o presente estudo avaliou a resistência à flexão e o grau de opacidade e translucidez de 4 vitrocerâmicas para CAD/CAM: IPS e.max CAD® (DL), Celtra Duo® (SZ), Empress CAD® (LE) e Vitablocs Mark II® (AF). Os blocos cerâmicos foram seccionados em barras de 4 mm largura X 2 mm espessura X 14 mm comprimento (ISO 6872) (n=30) para o teste mecânico e em barras de 6 mm largura X 2 mm espessura X 14 mm comprimento (n=12) para o teste óptico. Após o polimento especular, os espécimes foram submetidos a análise óptica em espectofotômetro CM 3700d, por meio de testes de refletância sobre fundo branco e preto para determinar a razão de contraste (RC) e o parâmetro de translucidez (PT) mediante o parâmetro de diferença de cor (Delta E). Para o teste de flexão em 3 pontos, utilizou-se a máquina de ensaios universal Instron 3342 acoplada a uma célula de carga de 500 N (0,5mm/min). Os dados mecânicos e da razão de contraste foram submetidos ao teste Kruskal-Wallis e post-hoc Dunn, enquanto os dados do parâmetro de translucidez foram submetidos a ANOVA e post-hoc Tukey, todos com nível de significância de 5%. Os grupos DL e LE apresentaram maior capacidade de mascaramento de acordo com as variáveis RC e Delta E. Sendo que o grupo DL apresentou maior resistência à flexão, seguido do SZ, diferindo entre si (p<0,0001), enquanto os grupos LE e AF foram estatisticamente semelhantes (p=1,000). Os resultados obtidos mostraram que a vitrocerâmica de dissilicato de lítio apresentou a melhor combinação para a seleção clínica em situações cotidianas como o mascaramento de substrato escurecido e a reabilitação de áreas de alta carga mastigatória.
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 644.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.