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Relações entre os desempenhos em nomeação rápida, consciência fonêmica, conhecimento de letras e leitura escrita em 1° e 2° ano do Ensino Fundamental

Patah, Luciane Kalil

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2011-08-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Relações entre os desempenhos em nomeação rápida, consciência fonêmica, conhecimento de letras e leitura escrita em 1° e 2° ano do Ensino Fundamental
  • Autor: Patah, Luciane Kalil
  • Orientador: Wertzner, Haydée Fiszbein
  • Assuntos: Desenvolvimento Da Linguagem; Escrita; Leitura; Language Development; Reading; Writing
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Este estudo teve o objetivo de descrever e comparar os desempenhos de alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental em tarefas de consciência fonêmica, nomeação rápida, conhecimento de letras, leitura e escrita, bem como verificar a associação entre os resultados obtidos nas provas aplicadas. Participaram da pesquisa 60 crianças entre 5:9 e 7:5 anos de idade que estudavam em escolas da Rede Municipal da região central de Pindamonhangaba. Os sujeitos não apresentavam queixas nem alterações quanto a linguagem e aprendizagem. Para a aplicação das provas experimentais foram utilizados: CONFIAS-Consciência Fonológica: instrumento de avaliação sequencial, (MOOJEN et al, 2003) para avaliação de consciência fonêmica; prova de nomeação rápida do teste CTOPP- Comprehensive Test of Phonological Processing, de WAGNER, TORGESEN, e RASHOTTE (1999), adaptada por ROSAL (2002) e por SIMÕES (2006); prova de conhecimento de letras utilizada por CARDOSO-MARTINS (2006); e as listas de palavras reais e inventadas de PINHEIRO (1994) com a redução de número de palavras proposta por HERRERO (2007) para avaliação de leitura e de escrita. Para discussão dos resultados, os sujeitos foram divididos em dois grupos: GP1 (1º ano) e GP2 (2º ano). Ao comparar os dois grupos, os resultados indicaram melhor desempenho no GP2 em: todos os subtestes de leitura e escrita, todos os subtestes de consciência fonêmica, nomeação rápida de itens alfanuméricos e conhecimento de letras. Na comparação entre os subtestes da consciência fonêmica, os resultados evidenciaram melhor desempenho em tarefas cujo fonema-alvo está no início das palavras e pior desempenho em subtestes de segmentação e transposição. Na nomeação rápida, as diferenças entre os subtestes dependeram do ano escolar; assim, o melhor desempenho ocorreu em números (GP1 e GP2) e letras (GP2) e o pior desempenho foi em nomeação rápida de letras para o GP1e de cores para o GP2. Foram encontradas correlações positivas das habilidades de processamento fonológico com a leitura e com a escrita, mas estas correlações dependeram dos subtestes e do ano escolar. Além disso, os resultados indicaram associação do conhecimento de letras com 9 habilidades de processamento fonológico e de leitura e escrita, sendo observado que tal associação torna-se menos evidente com a escolarização.
  • DOI: 10.11606/D.8.2011.tde-17092012-120615
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2011-08-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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