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Movimentos e práticas epistêmicos e suas relações com a construção de argumentos nas aulas de ciências

Valle, Mariana Guelero Do

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2014-05-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Movimentos e práticas epistêmicos e suas relações com a construção de argumentos nas aulas de ciências
  • Autor: Valle, Mariana Guelero Do
  • Orientador: Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
  • Assuntos: Argumentação; Linguagem; Movimentos Epistêmicos; Práticas Epitêmicas; Argumentation; Epistemic Moves; Epistemic Practices; Language
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho tem como objetivo central compreender as possíveis relações entre os movimentos e práticas epistêmicos produzidos pelo professor e por alunos e a construção de argumentos. Apresentamos a análise das interações discursivas entre uma professora de ciências e alunos de sétimo ano do ensino fundamental ao longo de uma sequência didática intitulada O problema do costão rochoso. A metodologia foi feita a partir de uma abordagem qualitativa e envolveu a análise das transcrições das aulas registradas em vídeo. A sequência didática se baseou no modelo de teorias competitivas, em que são apresentadas hipóteses que podem sustentar uma afirmação. Além de escolher qual hipótese seria a adequada, os alunos deveriam também elaborar justificativas sobre as escolhas que fizeram. As análises realizadas abrangeram a identificação das relações entre tempo e práticas científicas escolares ou de exposição processual; identificação dos movimentos e práticas epistêmicos oriundos da interação entre professora e alunos; identificação do produto e processo argumentativos e análise comparativa dos discursos orais e escritos dos alunos durante a resolução do problema proposto. Foi possível constatar que as práticas epistêmicas muitas vezes especificam o movimento epistêmico evidenciando o objetivo a que ele se propõe, pois o mesmo movimento epistêmico pode estar relacionado a práticas epistêmicas diferentes. Na segunda parte da aula foram encontradas práticas epistêmicas referentes à construção de argumentos, as quais se relacionam principalmente à avaliação do argumento e à verificação da interpretação de dados/evidências. Os alunos de maneira geral, por meio das interações discursivas, e do papel mediador do professor, foram capazes de identificar os dados, organizar as informações e escolher uma das hipóteses, e produziram discursos orais e escritos, os quais apresentaram características bastante distintas em relação a estrutura e composição.
  • DOI: 10.11606/T.48.2014.tde-01102014-104240
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2014-05-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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