skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Indoctrination and education: Considerations from the radical and inclusive approach for teaching
Rodríguez Herrero, Pablo ; de la Herrán Gascón, Agustín
Revista educare, 2024, Vol.28 (1)
[Periódico revisado por pares]
Texto completo disponível
Citações
Citado por
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
Nº de Citações
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Indoctrination and education: Considerations from the radical and inclusive approach for teaching
Autor:
Rodríguez Herrero, Pablo
;
de la Herrán Gascón, Agustín
Assuntos:
abordagem radical e integradora
;
adoctrinamiento
;
aprendizagem
;
aprendizaje
;
currículo educativo
;
currículo escolar
;
doutrinação
;
educación
;
education
;
education curriculum
;
educação
;
egocentrism
;
egocentrismo
;
enfoque radical e integrador
;
enseñanza
;
ensino
;
indoctrination
;
learning
;
ODS4 educación de calidad
;
ODS4 educação de qualidade
;
radical and inclusive approach
;
SDG4 quality education
;
teaching
É parte de:
Revista educare, 2024, Vol.28 (1)
Descrição:
Introduction. Indoctrination is currently a widely debated topic in social and educational theory, with discussions about its definition, causes, relationship with education, and alternatives. This paper analyzes indoctrination from the point of view of the radical and inclusive approach developed by the authors thirty years ago, incorporating classical Eastern perspectives and concepts into pedagogy and education. Aims. The objectives of the study are to examine the relationships between egocentrism, learning, and indoctrination and to outline a consciousness-based educational alternative from the radical and inclusive approach to education. Discussion. A dialectical pedagogical essay analyzes indoctrination from human egocentrism and current education based on learning, disciplinary knowledge, and competencies. As an alternative, the paper proposes an education based on consciousness, which includes processes of deconditioning and educational evolution from ego to consciousness. Conclusions. Indoctrination is the opposite of education. The primary challenge in educational teaching is determining whether to indoctrinate or educate. Education based on learning and competencies can be compatible with indoctrination. Egocentric systems (national, religious, ideological, military, scientific, cultural, educational, or other) can be sources of indoctrination. The most relevant didactic criterion is whether conscious educational institutions and educators conduct teaching. These conclusions have broad implications for the initial and in-service training of teachers and other educators, whether at personal or systemic levels. Introdução. A doutrinação é atualmente um tema amplamente debatido na teoria social e educacional, com discussões em torno da sua definição, causas, relação com a educação e alternativas. Este documento analisa a doutrinação sob o ponto de vista da abordagem radical e inclusiva da educação desenvolvida pelos autores há trinta anos, incorporando perspectivas e conceitos clássicos orientais na pedagogia e na educação. Objectivos. Os objectivos do estudo são examinar as relações entre egocentrismo, aprendizagem e doutrinação e delinear uma alternativa educacional baseada na consciência a partir da abordagem radical e inclusiva. Discussão. Um ensaio pedagógico dialético analisa a doutrinação a partir do egocentrismo humano e a educação atual baseada na aprendizagem, nos conhecimentos disciplinares e nas competências. Como alternativa, propõe-se uma educação baseada na consciência, que inclui processos de descondicionamento e evolução educativa do ego para a consciência. Conclusões. A doutrinação é o oposto da educação. O primeiro desafio do ensino educativo é saber se é para doutrinar ou para educar. A educação baseada na aprendizagem e nas competências é compatível com a doutrinação. Os sistemas egocêntricos (nacionais, religiosos, ideológicos, militares, científicos, culturais, educativos ou outros) podem ser fontes de doutrinação. O critério didático mais relevante é saber se o ensino é realizado por instituições educativas e educadores conscientes. Estas conclusões têm amplas implicações para a formação inicial e contínua de professores e outros educadores, sejam eles pessoais ou sistémicos. Introducción. Actualmente el adoctrinamiento es un tema ampliamente debatido en la teoría social y educativa, con discusiones en torno a su definición, causas, relación con la educación y alternativas. Este trabajo analiza el adoctrinamiento desde el punto de vista del enfoque radical e inclusivo de la educación, desarrollado por los autores hace treinta años, incorporando perspectivas y conceptos orientales clásicos a la pedagogía y la educación. Objetivos. Los objetivos del estudio son examinar las relaciones entre egocentrismo, aprendizaje y adoctrinamiento y esbozar una alternativa educativa basada en la conciencia desde el enfoque radical e inclusivo. Discusión. Mediante un ensayo pedagógico dialéctico se analiza el adoctrinamiento desde el egocentrismo humano y la actual educación basada en el aprendizaje, los saberes disciplinares y las competencias. Se deduce como alternativa una educación basada en la conciencia y que incluya procesos de descondicionamiento y evolución educativa del ego a la conciencia. Conclusiones. El adoctrinamiento es un opuesto a la educación; el primer reto de la enseñanza educativa es saber si con ella se va a adoctrinar o a educar; la educación basada en el aprendizaje y competencias es compatible con el adoctrinamiento; los sistemas egocéntricos (nacionales, religiosos, ideológicos, militares, científicos, culturales, educativos o de otro tipo) pueden ser fuentes de adoctrinamiento; el criterio didáctico más relevante es si la enseñanza se desarrolla por centros educativos y educadores conscientes. Estas conclusiones tienen amplias implicaciones para la formación inicial y continua de docentes y de otros educadores, bien personales, bien sistémicos.
Idioma:
Inglês
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
7
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript