skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Proposições curriculares
para
o ensino de língua portuguesa no Brasil entre as políticas de bem estar social, as neoliberais e as de financeirização da economia
Emerson de Pietri
2019
Item não circula. Consulte sua biblioteca.
(Acessar)
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Proposições curriculares
para
o ensino de língua portuguesa no Brasil entre as políticas de bem estar social, as neoliberais e as de financeirização da economia
Autor:
Emerson de Pietri
Assuntos:
LÍNGUA PORTUGUESA -- ESTUDO E ENSINO
;
CURRÍCULO
;
POLÍTICAS PÚBLICAS -- EDUCAÇÃO
;
LÍNGUA PORTUGUESA -- ASPECTOS HISTÓRICOS -- ASPECTOS SOCIAIS
;
Currículo
;
Curriculum
;
Ensino De Língua Portuguesa
;
Políticas Sociais E Econômicas
;
Portuguese Language Teaching
;
Social And Economic Policies
Notas:
Tese (Livre Docência)
Descrição:
Analisa-se, nesta tese, o processo de constituição dos discursos sobre ensino de língua portuguesa em proposições curriculares produzidas nas décadas finais do século XX e iniciais do século XXI por instâncias oficiais responsáveis pelo estabelecimento de referenciais orientadores do currículo da escola básica. Observa-se de que modo a concorrência entre discursos de base (neo)liberal, e discursos de base sociointeracionista ou sócio-histórica, condicionou a produção de proposições curriculares no Brasil, em relação à alternância entre políticas econômicas de caráter desenvolvimentista e políticas neoliberais orientadas pelos processos de financeirização da economia. Fundamentada em perspectiva discursiva, a análise dos dados evidencia um processo de aumento das tensões entre os discursos pedagógico-curriculares sobre ensino de português em situação de concorrência no período observado. Ainda que essas relações interdiscursivas tenham sido por vezes representadas como de continuidade, nos discursos pedagógico-curriculares produzidos a partir da década de 90, em relação a suas bases genéticas, o discurso sociointeracionista constituído na década anterior, caracterizam-se, de fato, polêmicas e rupturas nas relações de um discurso a outro, intensificadas nas primeiras décadas do século XXI. Propõe-se a tese de que os discursos pedagógico-curriculares sobre ensino de português no Brasil, nas condições de produção que se ordenaram após o ano de 2016, constituem-se em processos de
inversão das regras semânticas próprias aos discursos pedagógico-curriculares de concepção sócio-histórica, alinhando-se ao projeto de Estado de base financeiro/rentista em seus objetivos de liquidação das políticas de Estado de base social
Data de criação/publicação:
2019
Formato:
160 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Acesso ao doi
E-mail do autor
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
8
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript