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Proposições curriculares para o ensino de língua portuguesa no Brasil entre as políticas de bem estar social, as neoliberais e as de financeirização da economia

Emerson de Pietri

2019

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  • Título:
    Proposições curriculares para o ensino de língua portuguesa no Brasil entre as políticas de bem estar social, as neoliberais e as de financeirização da economia
  • Autor: Emerson de Pietri
  • Assuntos: LÍNGUA PORTUGUESA -- ESTUDO E ENSINO; CURRÍCULO; POLÍTICAS PÚBLICAS -- EDUCAÇÃO; LÍNGUA PORTUGUESA -- ASPECTOS HISTÓRICOS -- ASPECTOS SOCIAIS; Currículo; Curriculum; Ensino De Língua Portuguesa; Políticas Sociais E Econômicas; Portuguese Language Teaching; Social And Economic Policies
  • Notas: Tese (Livre Docência)
  • Descrição: Analisa-se, nesta tese, o processo de constituição dos discursos sobre ensino de língua portuguesa em proposições curriculares produzidas nas décadas finais do século XX e iniciais do século XXI por instâncias oficiais responsáveis pelo estabelecimento de referenciais orientadores do currículo da escola básica. Observa-se de que modo a concorrência entre discursos de base (neo)liberal, e discursos de base sociointeracionista ou sócio-histórica, condicionou a produção de proposições curriculares no Brasil, em relação à alternância entre políticas econômicas de caráter desenvolvimentista e políticas neoliberais orientadas pelos processos de financeirização da economia. Fundamentada em perspectiva discursiva, a análise dos dados evidencia um processo de aumento das tensões entre os discursos pedagógico-curriculares sobre ensino de português em situação de concorrência no período observado. Ainda que essas relações interdiscursivas tenham sido por vezes representadas como de continuidade, nos discursos pedagógico-curriculares produzidos a partir da década de 90, em relação a suas bases genéticas, o discurso sociointeracionista constituído na década anterior, caracterizam-se, de fato, polêmicas e rupturas nas relações de um discurso a outro, intensificadas nas primeiras décadas do século XXI. Propõe-se a tese de que os discursos pedagógico-curriculares sobre ensino de português no Brasil, nas condições de produção que se ordenaram após o ano de 2016, constituem-se em processos de
    inversão das regras semânticas próprias aos discursos pedagógico-curriculares de concepção sócio-histórica, alinhando-se ao projeto de Estado de base financeiro/rentista em seus objetivos de liquidação das políticas de Estado de base social
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: 160 p.
  • Idioma: Português

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