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Estratégia e propostas alternativas para mudanças curriculares do curso de graduação em Geologia da USP

Rômulo Machado 1951-

Geologia USP. Publicação Especial 2007 v. 4, p. 11-21, 2007

São Paulo 2007

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  • Título:
    Estratégia e propostas alternativas para mudanças curriculares do curso de graduação em Geologia da USP
  • Autor: Rômulo Machado 1951-
  • Assuntos: CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR; GEOLOGIA; CURSO DE GRADUAÇÃO
  • É parte de: Geologia USP. Publicação Especial 2007 v. 4, p. 11-21, 2007
  • Notas: Disponível em:. Acesso em 04 julho 2019
  • Descrição: Este trabalho discute a estratégia para a reforma curricular do curso de Geologia da Universidade de São Paulo e apresenta duas propostas alternativas: uma que considera a mesma base curricular vigente e outra que considera uma base curricular diferente. A primeira proposta mantém o formato da estrutura curricular seriada em ciclos de disciplinas (básico, específico, aplicado), porém introduz a interdisciplinaridade (disciplinas de conteúdo temático) e a flexibilização curricular no final do curso (disciplinas de conteúdo complementar), e propõe a incorporação no ciclo básico ao lado de Matemática, Estatística, Física, Química, Biologia e Geologia Geral - de disciplinas como Teoria e Método, Economia e Planejamento, Administração e Relações Humanas. A segunda proposta propõe repensar a estrutura curricular do curso de Geologia a partir de novos paradigmas, paradigmas estes que devem estar em sintonia com as novas formas de organização de trabalho e de abordagem dos problemas nas empresas. Nesta proposta, os conteúdos curriculares são organizados e desenvolvidos segundo eixos (em geral, três), sendo um deles o eixo principal do curso. A proposta é exemplificada pelo curso de Gestão Ambiental da USP Leste, cuja concepção curricular segue três eixos: ciências de gestão ambiental, ciências da natureza e ciências humanas. Ao longo do curso estes eixos são articulados por meio de disciplinas relacionadas com grandes temas da área ambiental designadas Resolução de Problemas.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: p. 11-21.
  • Idioma: Português

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