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Esporte e perigo no imaginário de adolescentes em precariedade social

Letícia Molina Rodrigues Tânia Maria José Aiello-Vaisberg; Jornada Apoiar (15. 2017 São Paulo)

O procedimento de Desenhos‐Estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso Tardivo, Leila Salomão de la Plata Cury, org São Paulo: Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo, 2017 1505 p

São Paulo Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo 2017

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Esporte e perigo no imaginário de adolescentes em precariedade social
  • Autor: Letícia Molina Rodrigues
  • Tânia Maria José Aiello-Vaisberg; Jornada Apoiar (15. 2017 São Paulo)
  • Assuntos: ADOLESCENTES; ESPORTES; MARGINALIDADE SOCIAL; IMAGINÁRIO COLETIVO
  • É parte de: O procedimento de Desenhos‐Estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso Tardivo, Leila Salomão de la Plata Cury, org São Paulo: Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo, 2017 1505 p
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 2019
  • Descrição: Objetivo: O presente trabalho apresenta resultados de um dos campos de sentido afetivo-emocional de pesquisa que tem como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de adolescentes, em vulnerabilidade social, sobre o esporte. Justificativa: Justifica-se na proposição de mediações clínicas para trabalhar aspectos afetivo-emocionais por meio de enquadre diferenciado, a ser utilizado em contextos institucionais buscando favorecer o potencial criativo de jovens através do esporte como mediação brincante. Metodologia: A pesquisa organiza-se metodologicamente ao redor do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema (DE-T) em entrevista psicológica coletiva de que participaram dezenove adolescentes, que frequentam uma Organização Não Governamental dedicada à profissionalização. O registro ocorreu sob forma de narrativa transferencial, que abrange interações, ocorrências e impressões clínicas da pesquisadora. Resultados: A consideração dos desenhos, das histórias e da narrativa permitiu a produção interpretativa de quatro campos de sentido afetivo-emocional: "Esporte é Sucesso", "Esporte é Coragem", "Esporte é Perigo" e "Esporte é Saúde". Reflexões teórico-clínicas: Selecionamos o campo “Esporte é Perigo”, definido pela perspectiva de que a prática esportiva pode resultar em acidentes, afetando a integridade corporal, campo que se associa fortemente ao medo e a coragem. Os acidentes que aparecem entre os desenhos-estórias, na medida em que se faz a partir da corporeidade, tanto traz a possibilidade de ação sobre o mundo como riscos de danos físicos. Assim, mesmo com superação dos acidentes nas produções imaginativas dos adolescentes, esse campo não deixa de chamar atenção para algo que pode comunicar uma falta de suporte
  • Editor: São Paulo Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: on-line.; p. 408-420.
  • Idioma: Português

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