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“Vazio interior” imaginário de estudantes de psicologia sobre sofrimento da menina adolescente

Natália del Ponte de Assis Vanessa Tonon Calderelli Winkler; Tânia Maria José Aiello-Vaisberg; Jornada Apoiar (15. 2017 São Paulo)

O procedimento de Desenhos‐Estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso Tardivo, Leila Salomão de la Plata Cury, org São Paulo: Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo, 2017 1505 p

São Paulo Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo 2017

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    “Vazio interior” imaginário de estudantes de psicologia sobre sofrimento da menina adolescente
  • Autor: Natália del Ponte de Assis
  • Vanessa Tonon Calderelli Winkler; Tânia Maria José Aiello-Vaisberg; Jornada Apoiar (15. 2017 São Paulo)
  • Assuntos: ADOLESCENTES; SOFRIMENTO; IMAGINÁRIO COLETIVO
  • É parte de: O procedimento de Desenhos‐Estórias na clínica e na pesquisa: 45 anos de percurso Tardivo, Leila Salomão de la Plata Cury, org São Paulo: Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo, 2017 1505 p
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 2019
  • Descrição: Este estudo objetiva apresentar concepções imaginativas de estudantes de psicologia sobre sofrimento da menina adolescente. Justifica-se na medida em que corresponde à produção de conhecimento que pode orientar a ação dos professores que devem não apenas transmitir conteúdo teórico, mas também lidar com imaginários vigentes entre os alunos, tendo em vista a formação de bons profissionais. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa e empírica com o uso do método psicanalítico. Organiza-se como entrevista coletiva, articulada ao redor do uso de Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, realizada com seis estudantes do segundo ano. Em estado de atenção flutuante e associação livre de ideias produziu-se interpretativamente um campo de sentido afetivo-emocional intitulado “Vazio Interior”. Este campo é organizado ao redor da crença de que a adolescente sofreria em função de pensamentos e sentimentos sem sentido. O quadro geral aponta que as concepções imaginativas encontradas derivam predominantemente de uma visão de indivíduo tributária dos mitos do ser humano natural, abstrato e isolado das condições concretas do viver. Conclui-se que há indícios da necessidade de trabalhar com os estudantes no sentido do aumento de percepção acerca da vinculação existente entre experiência emocional e condições concretas da vida social
  • Editor: São Paulo Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: on-line.; p. 430-448 il..
  • Idioma: Português

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