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Juventudes em vulnerabilidade: A literatura como ressignificação subjetiva e social de adolescentes em conflito com a lei

Villela, Jéssica De Sousa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2020-02-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Juventudes em vulnerabilidade: A literatura como ressignificação subjetiva e social de adolescentes em conflito com a lei
  • Autor: Villela, Jéssica De Sousa
  • Orientador: Souza, Audrey Setton Lopes de
  • Assuntos: Adolescente Infrator; Clínica Ampliada; Juventude; Literatura; Vulnerabilidade; Vulnerability; Teen Offender; Literature; Extended Clinic; Youth
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A presente pesquisa objetivou refletir sobre o processo de subjetivação de jovens em conflito com a lei, considerando as especificidades do contexto brasileiro e investigar o uso da literatura como uma estratégia de ressignificação do lugar social desses/as jovens, a partir de uma experiência interventiva. Nossa hipótese considera que a identidade social do/a adolescente em conflito com a lei é permeada de estereótipos e preconceitos e a revisão de literatura aponta que, muitas vezes, as/os jovens, justamente por se encontrarem num momento de maior vulnerabilidade, tomam as características desse olhar social no processo de construção da própria identidade. A pesquisa foi desenvolvida numa instituição do terceiro setor que realiza medidas socioeducativas (MSE) em meio aberto. Trata-se de uma pesquisa psicanalítica exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. Os encontros grupais com os/as participantes da pesquisa aconteceram quinzenalmente (entre abril e agosto de 2017) e foram descritos, registrados e narrados a partir da perspectiva da pesquisadora. Para o presente estudo selecionamos a apresentação de 05 oficinas que, a nosso ver, são as que realizam melhor a tarefa de recuperar a expressão do que foi vivenciado nos encontros com as/os jovens. No total, 24 jovens participaram do estudo. Em Oficina Terapêutica buscamos assegurar o contato com a literatura de maneira despretensiosa, sem ocuparmo-nos exclusivamente com a compreensão ou interpretação da história. Buscamos focar no sentido da história para a experiência do grupo, naquele determinado momento, para restituir um espaço de liberdade e criação. Compreendemos que a intervenção clínica não possibilitou transformações passíveis de mensuração na experiência pessoal de cada participante, entretanto, a descrição e a análise de cada encontro permitiram-nos refletir sobre possibilidades de atuação e manejo no campo socioeducativo. O recorte da experiência interventiva possibilitou uma ilustração do uso terapêutico de literatura na Clínica Ampliada, especificamente com adolescentes em conflito com a lei
  • DOI: 10.11606/T.47.2020.tde-12072021-182705
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2020-02-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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