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Escola e redes sociais: diálogos possíveis, saberes e inversões

Santos, Alexandre Ramos Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2015-11-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Escola e redes sociais: diálogos possíveis, saberes e inversões
  • Autor: Santos, Alexandre Ramos Dos
  • Orientador: Oliveira, Régia Cristina
  • Assuntos: Escola; Facebook; Redes Sociais; Ntic; Paulo Freire; School; Social Networks
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente estudo teve como objetivo analisar as possibilidades das redes sociais da Internet, a partir dos usos e aplicações feitos por alunos e professores. Partindo da observação e análise das relações e interações, desenvolvidas nos grupos virtuais das redes sociais Facebook e WhatsApp, buscou-se verificar se as redes sociais na Internet possibilitaria uma inversão da hierarquia do saber e, se a presença de professores e alunos nesses grupos possibilitaria aquilo que o educador Paulo Freire denominou de educação dialógica. Ao longo da pesquisa foram observados grupos no Facebook, criados por alunos ou professores. A partir disso, foram observados os diálogos, a quantidade e os tipos de postagens, além da participação dos atores sociais envolvidos. Em seguida, comparou-se os grupos do Facebook, com os usos do aplicativo WhatsApp no qual alunos do ensino médio criaram grupos específicos para elaboração de uma atividade da disciplina de sociologia. A pesquisa concluiu que, não é possível afirmar uma inversão da hierarquia do saber, mas, sobretudo, relações de troca, onde, por meio das interações via grupos do Facebook, alunos e professores compartilhavam, em sua maioria, questões ligadas ao cotidiano vivenciadas no dia a dia. Sobre as possibilidades de uma dialogia no sentido proposto por Paulo Freire, a pesquisa apontou que no caso da utilização do WhatsApp, para elaboração de um trabalho em grupo, algumas práticas se mostraram satisfatórias, apresentando caminhos possíveis, porém, a dialogia presente nas redes sociais da Internet, ainda depende do trabalho desenvolvido em sala de aula no espaço off-line
  • DOI: 10.11606/D.100.2016.tde-16122015-163159
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2015-11-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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