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Educação e participação em áreas naturais protegidas caminhos e obstáculos no Parque Estadual da Cantareira (SP)

Márcio Abondanza Vitiello Nídia Nacib Pontuschka

2003

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T VITIELLO, M.A. 2003 )(Acessar)

  • Título:
    Educação e participação em áreas naturais protegidas caminhos e obstáculos no Parque Estadual da Cantareira (SP)
  • Autor: Márcio Abondanza Vitiello
  • Nídia Nacib Pontuschka
  • Assuntos: Parque Estadual da Cantareira; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; PROTEÇÃO AMBIENTAL; ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A criação e gerenciamento de áreas naturais protegidas, assim como a difusão de práticas pedagógicas associadas ao meio ambiente, são ações mundialmente propagadas com o objetivo de se reverter o atual quadro de degradação ambiental e buscar a melhoria da qualidade de vida da população. Em uma perspectiva socioambiental, estas ações devem promover, também, maior articulação entre os diversos representantes da sociedade e diminuir as disparidades sociais. Graças à rápida expansão urbana de muitas cidades no planeta, as poucas unidades de conservação existentes nessas áreas sofrem uma série de pressões, como a especulação imobiliária e as demandas por uso público. Por outro lado, ao concentrarem sedes de governo, importantes empresas, meios de comunicação, universidades, institutos de pesquisa e instituições educacionais, as grandes cidades tornam-se lócus privilegiados para a prática da educação ambiental e formação de opinião pública. Na Região Metropolitana de São Paulo, o Parque Estadual da Cantareira (PqEC), com quase 8.000 hectares, é considerado uma das maiores áreas naturais protegidas dentro de limites urbanos no mundo. Sua proximidade com esta relevante área urbana, onde se localiza uma rede de ensino básico de aproximadamente 8.300 escolas e 5,1 milhões de estudantes, torna-o um importante referencial dentre as unidades de conservação existentes. Sua proteção, no entanto, depende de ações que transcendam as políticas setorizadas e de medidas que envolvam a
    população local e grupos organizados da sociedade por meio de programas de educação e planejamento participativos. Com esse objetivo, esta dissertação apresenta uma análise de práticas pedagógicas promovidas por professores e educadores que realizam atividades de educação ambiental no PqEC e reflete sobre os caminhos possíveis para um gerenciamento interativo e mobilizador na região
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 217 p anexos.
  • Idioma: Português

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