skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Análise da probabilidade de sobrevida e modos de falha de implantes extra estreitos

Eliézer Gutierres Edmara Tatiely Pedroso Bergamo; L. F Carvalho; Tiago Moreira Bastos Campos; Mariana Miranda de Toledo Piza; Adolfo Coelho de Oliveira Lopes; Abbas Zahoui; Estevam Augusto Bonfante; Proceedings of the SBPqO Annual Meeting (39. 2022 Campinas)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 36, supl. 1, p. 22, res. FC019, 2022

São Paulo SBPqO 2022

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Análise da probabilidade de sobrevida e modos de falha de implantes extra estreitos
  • Autor: Eliézer Gutierres
  • Edmara Tatiely Pedroso Bergamo; L. F Carvalho; Tiago Moreira Bastos Campos; Mariana Miranda de Toledo Piza; Adolfo Coelho de Oliveira Lopes; Abbas Zahoui; Estevam Augusto Bonfante; Proceedings of the SBPqO Annual Meeting (39. 2022 Campinas)
  • Assuntos: IMPLANTES DENTÁRIOS; RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS; FORÇA DE MORDIDA; DESENHO DE PRÓTESE
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 36, supl. 1, p. 22, res. FC019, 2022
  • Notas: Disponível em: https://www.sbpqo.org.br/hotsite2022/bor-v036-book-p6.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Esse estudo teve por objetivo avaliar a probabilidade de sobrevida e o modo de falha de sistemas de implantes extra estreitos com diâmetro interno compatível com componentes protéticos de implantes com diâmetro regular. Seis diferentes desenhos de implantes foram testados, incluindo implantes estreitos com 3.3 mm de diâmetro (N) e extra estreitos com 2.9 mm de diâmetro (EN) com pilares cimentados (Ce) ou bases de titânio (Tib) e implantes de corpo único (OP) com diâmetros de 3.0 e 2.5 mm, compondo os seguintes grupos: N Ce; N Tib; EN Ce; EN Tib; OP 2.5 e OP 3.0. Coroas padronizadas foram fresadas para cada sistema. Os espécimes foram submetidos à fadiga acelerada progressiva a 15 Hz até a carga máxima de 500 N. Os dados obtidos foram utilizados para determinar as curvas de probabilidade Weibull e a probabilidade de sobrevida para a conclusão de uma missão de 50.000 ciclos baseando-se em cargas de 50 a 150 N. Além disso, foi realizada análise fractográfica das amostras que falharam no teste mecânico em estereomicroscópio de luz polarizada e microscópio eletrônico de varredura. Todos os grupos demonstraram alta probabilidade de sobrevida (96-100%) para missões a 50 e 100 N, que representam cargas acima da força máxima voluntária de mordida. Um aumento de 50 N na carga reduziu significativamente a probabilidade de sobrevida dos grupos EN Tib (96%), N Tib (72%) e EN Ce (86%). Fraturas de pilar constituíram o único modo de falha para todos os grupos. O uso de implantes extra estreitos com componentes protéticos iguais aos de implantes estreitos resultou em alta probabilidade de sobrevida
  • Editor: São Paulo SBPqO
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: p. 22, res. FC019.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.