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Desenvolvimento de vídeo educativo para o atendimento de enfermagem em emergência pediátrica decorrente de choque séptico

Silva, Jacqueline Rodrigues Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2020-02-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desenvolvimento de vídeo educativo para o atendimento de enfermagem em emergência pediátrica decorrente de choque séptico
  • Autor: Silva, Jacqueline Rodrigues Da
  • Orientador: Furtado, Maria Cândida de Carvalho
  • Assuntos: Choque Séptico; Medicina De Emergência Pediátrica; Filmes E Vídeos Educativos; Enfermagem Pediátrica; Tecnologia Educacional; Educational Videos And Movies; Educational Technology; Pediatric Emergency Medicine; Pediatric Nurse; Septic Shock
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente estudo trata do atendimento da equipe de enfermagem à criança em situação crítica, mais especificamente em situação de emergência decorrente de choque séptico. Com o objetivo de desenvolver material educativo de treinamento para atuação da enfermagem em situação de emergência pediátrica decorrente de choque, este estudo metodológico percorreu três fases: pré-produção, produção e pós-produção. Na primeira delas, construiu-se o roteiro do vídeo, com seis páginas contendo capa e sete cenas, dentre elas a apresentação do vídeo seguido de cenas que envolveram ações da equipe de saúde para atendimento da criança em situação de emergência decorrente de choque séptico. Este roteiro foi validado na primeira rodada por 10 peritos. Depois, foi criado o storyboard que orientou as demais etapas da produção. Na produção do vídeo, selecionou-se local para filmagem, tipo de cenário, manequins, equipamentos, materiais para encenação e equipamentos de imagem e áudio. O preparo do ambiente contou com equipe especializada em atividades laboratoriais de ensino de uma instituição pública de ensino superior. Sete atores e um técnico de audiovisual contribuíram nesse momento. Na montagem do cenário (enfermaria de Pediatria), foram utilizados um manequim pediátrico, um monitor multiparamétrico com software para simulação e materiais e equipamentos necessários para atender a criança. Na pós-produção, o vídeo foi editado visando a sua qualidade e a proximidade com a realidade da assistência nele encenada. A validação do vídeo foi feita por um profissional da enfermagem que atua na assistência hospitalar pediátrica, um docente de graduação de enfermagem, ambos participantes da validação do roteiro, e também por um técnico de audiovisual, especialista em designer gráfico, com experiência em desenvolvimento de vídeos e games interativos. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Do roteiro do vídeo, os peritos analisaram cada cena considerando uso de jargões técnicos, vocabulário, clareza e fidedignidade das informações comparando a um cenário real. Para todas as cenas, cada um dos itens obteve valores superiores a 90% de adequação, em alguns houve total concordância entre os peritos. Como produto final, o vídeo educativo tem duração de 11 minutos e 26 segundos e contempla título, apresentação da temática, atendimento da criança em situação de choque séptico até sua estabilização, finalização e créditos. O mesmo foi validado por três juízes, dois para avaliar o atendimento à criança em situação de urgência e um para avaliar aspectos técnicos do vídeo. Esta validação contribui para que a sua oferta ao público a que se destina seja feita de forma mais aceitável e melhor compreensível. Assim, cumpre-se o propósito de entregar um dispositivo de conhecimento que favoreça a adesão dos profissionais de saúde aos protocolos de cuidado da criança em situação de emergência decorrente de choque séptico. A sua configuração permite acesso remoto e em qualquer momento, seja em estabelecimento de saúde ou de ensino. Entende-se que esse recurso tecnológico tem potencial para compor programas de aprendizado, de treinamento ou de aprimoramento para o cuidado de enfermagem à criança em situação crítica
  • DOI: 10.11606/D.22.2020.tde-06072020-162628
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2020-02-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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