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Abordagens tradicionais e centradas no jogo para o ensino dos esportes coletivos de invasão um ensaio teórico

Rodrigo Leal de Queiroz Thomaz de Aquino Rafael Pombo Menezes

Conexões Campinas v. 20, art. e022006, p. 1-31, 2022

Campinas 2022

Localização: EEFERP - Esc. Ed. Fís. Esportes Rib. Preto    (pcd 3157338 Acervo Digital )(Acessar)

  • Título:
    Abordagens tradicionais e centradas no jogo para o ensino dos esportes coletivos de invasão um ensaio teórico
  • Autor: Rodrigo Leal de Queiroz Thomaz de Aquino
  • Rafael Pombo Menezes
  • Assuntos: PEDAGOGIA DO ESPORTE; APRENDIZAGEM; ENSINO E APRENDIZAGEM; CONHECIMENTO; Sport Pedagogy; Teaching-Learning; Knowledge; Pedagogía Del Deporte; Enseñanza-Aprendizaje; Conocimiento
  • É parte de: Conexões Campinas v. 20, art. e022006, p. 1-31, 2022
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8666344. Acesso em: 04 out. 2023
  • Descrição: Este ensaio teve como objetivo identificar, comparar e discutir os princípios pedagógicos tradicionais e modelos contemporâneos de ensino dos jogos coletivos esportivizados (JCE). Os JCE podem ser representados como sistemas complexos e dinâmicos, nos quais as equipes são entendidas como um microssistema social. Tradicionalmente, o ensino dos JCE foi sustentado por uma visão de mundo racionalista, com propostas centradas no professor/treinador e pautadas em abordagens e princípios pedagógicos tecnicistas e comportamentalistas. Nessa perspectiva, a reprodução (receita) sobrepõe-se à criatividade (adaptação funcional). Com a mudança de paradigma de ensino dos JCE, surgiram abordagens e modelos centrados nos jogadores/alunos e pautadas no jogo. Neste ensaio, foram discutidas as fundamentações teóricas e as implicações práticas de quatro propostas: i) Ensino de Jogos para Compreensão (Teaching Games for Understanding - TGfU); ii) Modelo de Educação Esportiva (Sport Education - SE); iii) Pedagogia Não-Linear (PNL) e; iv) Pedagogia do Jogo (entendida enquanto abordagem e modelo). Por meio dos princípios pedagógicos do TGfU (seleção do tipo de jogo, modificação-representação, modificaçãoexagero, ajuste da complexidade tática), da PNL (representação, manipulação de restrições, acoplamento informação-movimento, aprendizagem exploratória, redução do controle consciente do movimento), do SE e/ou da Pedagogia do jogo (pedagogia da rua, ambiente de aprendizagem e ambiente de jogo, incluindo características de desafio, desequilíbrio, imprevisibilidade, representação), é possível que os jogadores/alunos aprendam jogando, podendo inclusive interferir e criar sua aula/treino. O professor/treinador, portanto, é um mediador ativo e passivo que gerencia e medeia as situações-problema e as trocas de conhecimento
  • Editor: Campinas
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: art. e022006, p. 1-31.
  • Idioma: Português

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