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Os trompetes dos guaribas: do modo de existência artefatual da pessoa no alto rio Negro

Lolli, Pedro ; Del Picchia, Paulo Menotti

Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências humanas, 2021, Vol.16 (2), p.1

Belem: Museu Paraense Emilio Goeldi

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  • Título:
    Os trompetes dos guaribas: do modo de existência artefatual da pessoa no alto rio Negro
  • Autor: Lolli, Pedro ; Del Picchia, Paulo Menotti
  • Assuntos: Alto rio Negro ; Biotechnology ; Ethnography ; Etnologia ameríndia ; Farmacologia ; Instrumentos de sopro ; Pessoa ; Pharmacology ; Ritual
  • É parte de: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências humanas, 2021, Vol.16 (2), p.1
  • Descrição: Resumo A proposta deste artigo é refletir sobre os instrumentos de sopro Jurupari tocados na região do alto rio Negro, tomando como ponto de partida a etnografia realizada junto ao povo Yuhupdeh. O foco da discussão é sobre a associação entre esses instrumentos e os processos de (re)produção dos corpos. Mais especificamente, procura-se abordar a associação dos instrumentos Jurupari e a fertilidade para além da questão sexual-genital, analisando a relação não a partir da noção de reprodução, mas da noção de geração e engendramento. Propõe-se aqui a abordagem dos instrumentos Jurupari não mais como uma metáfora masculina sobre o poder reprodutivo feminino, mas como uma biotecnologia andrógena de inseminação artefatual, que não só fabrica os corpos, como também os destrói, ao modo de uma farmacologia. Abstract The aim of this paper is to reflect on the Jurupari wind instruments that are played in the Upper Rio Negro, based on the ethnography carried out with the Yuhupdeh people. The focus of the discussion is on the association between these instruments and the processes of (re)production of bodies. More specifically, it seeks to address this association beyond the sexual-genital issue, analyzing the relationship not from the notion of reproduction, but from the notions of generation and engendering. Approaching the Jurupari instruments no longer as a male political metaphor about female reproductive power, but as an androgenic biotechnology of artefactual insemination that not only manufactures bodies but also destroys them, in the manner of a pharmacology.
  • Editor: Belem: Museu Paraense Emilio Goeldi
  • Idioma: Português;Inglês

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