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As oficinas da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro: arquitetura de um complexo produtivo

Francisco, Rita De Cássia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2007-11-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As oficinas da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro: arquitetura de um complexo produtivo
  • Autor: Francisco, Rita De Cássia
  • Orientador: Kuhl, Beatriz Mugayar
  • Assuntos: Oficinas; Arquitetura; Ferrovia; Indústria; Preservação; Railroad; Preservation; Architecture; Industry; Workshops
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação de mestrado versa sobre as oficinas ferroviárias, adotando-se como caso de estudo as \"Officinas Companhia Mogyana\", da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e Navegação, estabelecidas em Campinas, São Paulo, no início do século XX. A discussão proposta insere-se no campo de estudo do patrimônio industrial e visa contribuir para o reconhecimento, a análise e, em última instância, a preservação de remanescentes da arquitetura ferroviária paulista. O recorte temporal adotado, entre os anos de 1897 e 1908, corresponde ao período de concepção das idéias, do projeto e da execução das oficinas, com a implantação gradual de suas diversas edificações, conformando no pátio ferroviário central de Campinas um verdadeiro complexo industrial destinado ao funcionamento daquela ferrovia. Utilizando fontes documentais diversas, buscou-se investigar as diretrizes internacionalmente difundidas à época para a construção de oficinas ferroviárias, bem como a reinterpretação dessas para a realidade brasileira. Por meio do estudo das \"Officinas Companhia Mogyana\", foi possível averiguar a repercussão desses preceitos na determinação da planta industrial estabelecida pela companhia, especificamente em relação às decisões projetuais e de partido. Além disso, utilizando-se de documentos institucionais da Mogiana, mormente os relatórios da diretoria, e de visitas de campo, buscou-se analisar as diversas edificações componentes do conjunto usina geradora, seção de locomotivas, seção de carros e vagões, fundição e rotunda sob a perspectiva de sua funcionalidade e operacionalidade, como também da técnica construtiva empregada, dos arranjos formais e composições estilísticas e das transformações por que passaram ao longo de sua existência. As discussões promovidas intentam vislumbrar outras possibilidades de estudo das edificações ferroviárias, entendendo-as também como complexo produtivo e, conseqüentemente, espaço de trabalho.
  • DOI: 10.11606/D.16.2007.tde-26032009-145929
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2007-11-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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