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Projetos de vida e educação moral: um estudo na perspectiva da teoria dos modelos organizadores do pensamento

Danza, Hanna Cebel

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2014-04-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Projetos de vida e educação moral: um estudo na perspectiva da teoria dos modelos organizadores do pensamento
  • Autor: Danza, Hanna Cebel
  • Orientador: Araujo, Valeria Amorim Arantes de
  • Assuntos: Educação Moral; Juventude; Projetos De Vida; Teoria Dos Modelos Organizadores Do Pensamento; Life Projects; Moral Education; Theory Of Organizing Models Of Thought; Youth
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente estudo teve como objetivo investigar os projetos de vida de jovens em idade escolar juntamente com os valores que os subjazem. A relevância do tema se deve à importância dos jovens elaborarem seus projetos de vida orientados por um sentido moral, de modo a buscarem a realização pessoal mediante a atuação no mundo comum. Para esta investigação partimos do conceito de purpose, entendido como um projeto de vida significativo para o próprio jovem, mas que possui implicações para o mundo além dele e de concepções de moral que buscam a compreensão dos processos de integração entre a moralidade e o self. Buscamos na Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento o aporte teórico-metodológico que nos permitiu contemplar a ideia de indissociabilidade entre cognição e afetividade e analisar os dados empíricos sem prescindir da complexidade que emerge de ambas as dimensões. A pesquisa foi realizada com 240 jovens do Ensino Médio em duas escolas da região sul da cidade de São Paulo. A fim de contemplar nossos objetivos, dividimos a pesquisa em duas fases: a primeira, relativa aos projetos de vida dos jovens; a segunda, referente às contribuições que a escola pode ofertar para a elaboração dos projetos de seus alunos. Para o desenvolvimento da primeira fase aplicamos um questionário com os 240 jovens com o intuito de verificar as dinâmicas de pensamento destes sobre seus projetos de vida e os valores que os sustentam. Nesta fase também entrevistamos as diretoras de ambas as escolas sobre suas concepções de moral e projetos de vida. Para o desenvolvimento da segunda fase realizamos uma entrevista semiestruturada com cinco ex-alunos de uma das escolas, que realizou uma intervenção sobre projetos de vida com seus alunos. Os resultados da primeira fase da pesquisa indicaram que os projetos de vida destes jovens transitam entre estruturas frágeis, idealizadas ou definidas, sendo fundamentados pelos valores do trabalho, da família, da ascensão social e financeira e do compromisso social. Os resultados da segunda fase da pesquisa evidenciaram que a intervenção mencionada contribuiu principalmente para o autoconhecimento e para a atribuição de um sentido ético para os projetos de vida de seus alunos e, de forma mais discreta, para o conhecimento das profissões e aspectos relacionados ao mercado de trabalho. Diante destes achados tecemos algumas considerações relativas às implicações que a inclusão da temática dos projetos de vida nas escolas pode oferecer para a formação moral dos alunos.
  • DOI: 10.11606/D.48.2014.tde-14102014-112835
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2014-04-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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