skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Estratégias de aprendizagem em ações educacionais a distância: relação com características da clientela e reações ao curso

Mello, Cláudio Gaspar De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2017-03-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estratégias de aprendizagem em ações educacionais a distância: relação com características da clientela e reações ao curso
  • Autor: Mello, Cláudio Gaspar De
  • Orientador: Zerbini, Thaís
  • Assuntos: Características Da Clientela; Educação A Distância; Estratégias De Aprendizagem; Reações; Characteristics Of The Clientele; E-Learning; Learning Strategies; Reactions
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Na atualidade, as ações educacionais ofertadas por instituições de ensino superior (IES), bem como organizações de trabalho, buscam atender novas exigências de desenvolvimento de competências individuais e organizacionais. Nesse contexto, destacam-se os programas de educação a distância oferecidos via internet e por videoconferência. A análise dos resultados produzidos, bem como da eficácia desses eventos instrucionais é de fundamental importância para verificar se os indivíduos alcançaram aprendizagem satisfatória. Apesar disso, a área de avaliação de ações educacionais, ofertadas a distância ainda é incipiente em estudos de modelos multivariados e sistemáticos. A identificação e a avaliação dos preditores envolvidos na aprendizagem e transferência de aprendizagem por meio de relatos empíricos trariam contribuições significativas para suprir lacunas de pesquisa. Dessa forma, a presente pesquisa objetivou propor e testar um modelo de avaliação de ações educacionais ofertadas a distância, visando identificar variáveis preditoras de estratégias de aprendizagem relacionadas às características da clientela (perfil sociodemográfico e uso de ferramentas eletrônicas) e às reações ao curso (Procedimentos Instrucionais e Desempenho do Tutor). As universidades parceiras fazem parte do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no polo da cidade de Serrana. No polo são ofertados cursos de graduação e especialização, entre eles, os participantes da pesquisa: Administração Pública, Licenciaturas em Matemática e Educação Física, Pedagogia; Educação Empreendedora; Mídias na Educação; Práticas de Letramento e Alfabetização e Gestão em Enfermagem. Para verificar evidências de validade do instrumento de Reação aos Procedimentos Instrucionais, foi realizada a Análise Fatorial Exploratória (AFE). Visando constatar a consistência interna dos instrumentos foram calculados e analisados os valores do Alfa de Cronbach. A análise de regressão múltipla foi realizada para cumprir o objetivo de testagem do modelo, verificando a influência das características da clientela, da satisfação dos alunos com os procedimentos instrucionais e tutor nas estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos no decorrer da ação educacional. Os resultados demonstraram que as Reações favoráveis aos Procedimentos Instrucionais e a Idade dos participantes explicaram o uso de determinadas Estratégias de Aprendizagem. Foi demonstrado também que os alunos que fizeram mais uso das Estratégias de Aprendizagem Cognitivas e das Estratégias Autorregulatórias. Tais achados apontam a importância do desenvolvimento de estratégias de ensino no processo de planejamento da ação educacional, que promovam o autogerenciamento da aprendizagem. São necessários mais estudos sobre as Estratégias de Aprendizagens utilizadas por estudantes universitários, utilizando métodos estatísticos mais robustos, visando a sistematização de conhecimentos acerca das ações educacionais ofertadas na modalidade a distância
  • DOI: 10.11606/D.59.2017.tde-20042017-161122
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2017-03-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.