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O MOVIMENTO ZAPATISTA E A INDIGENIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR
Massadar Morel, Ana Paula
Caderno CRH, 2023, Vol.36, p.e023004
Salvador: Universidade Federal da Bahia, Centro de Recursos Humanos
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Título:
O MOVIMENTO ZAPATISTA E A INDIGENIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR
Autor:
Massadar Morel, Ana Paula
Assuntos:
Affirmation
;
Anthropology
;
Autonomy
;
Chiapas
;
Cosmopolítica
;
Decolonization
;
Descolonização
;
Education
;
Educação Popular
;
Ethnography
;
Feminism
;
Humanism
;
Indigenization
;
Intersectionality
;
Knowledge
;
Movimento Zapatista
;
Popular education
;
SOCIOLOGY
;
Women
É parte de:
Caderno CRH, 2023, Vol.36, p.e023004
Descrição:
O zapatismo tece um modo de vida autônomo que tem a educação como pilar central. Experimentamos pensar a educação zapatista como uma indigenização da educação popular que potencializa sua descolonização. Para tal, realizamos um panorama da “refundação da educação popular”, evidenciando as rupturas e continuidades de perspectivas interseccionais e freirianas, para, em seguida, discutirmos a educação zapatista a partir de trabalho etnográfico. Aproximando educação e antropologia, destacamos traduções “equívocas” produzidas pelos zapatistas sobre questões caras à educação popular, como autonomia, feminismo e conscientização. Há um deslocamento do humanismo em prol de uma rede de relações com diferentes seres não humanos, e o protagonismo das mulheres, que parte da multiplicidade. Por fim, qualificamos a indigenização zapatista não como retorno a um passado perdido, mas como afirmação da contemporaneidade dos povos a partir da coexistência das temporalidades e saberes, com uma relação própria com a Terra.
Editor:
Salvador: Universidade Federal da Bahia, Centro de Recursos Humanos
Idioma:
Inglês;Português
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