skip to main content

Olimpíada Nacional em História do Brasil uma análise das práticas de ensino e aprendizagem

Eduardo Sisti Silva Joao Alberto Arantes do Amaral

2023

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Olimpíada Nacional em História do Brasil uma análise das práticas de ensino e aprendizagem
  • Autor: Eduardo Sisti Silva
  • Joao Alberto Arantes do Amaral
  • Assuntos: HISTÓRIA -- ESTUDO E ENSINO; ENSINO E APRENDIZAGEM; PRÁTICA DE ENSINO; Ensino De História; Ensino-Aprendizagem; History Teaching; Olimpíada Nacional Em História Do Brasil; Prática Docente; Teacher Practice, National Olympiad In History Of Brazil; Teaching And Learning; Teaching Practice
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O debate sobre o ensino de história indica que a aprendizagem significativa ocorre quando o aluno é estimulado a adotar uma postura crítica frente ao objeto de conhecimento. Todavia, diferentes fatores limitam as práticas docentes da disciplina e fomentam um ensino factual e pouco problematizador. A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), propõe atividades e dinâmicas amparadas em documentação histórica e incentiva o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, discussão e produção por parte dos alunos. Dessa forma, a presente pesquisa analisa as diferenças de metodologias e abordagens presentes nos encontros de orientação da ONHB para as aulas regulares de história, os benefícios à aprendizagem dos alunos que participam da competição acadêmica e os fatores que inviabilizam a adoção de práticas semelhantes à ONHB nas aulas regulares. Através de um questionário preenchido por 50 professores de história de diferentes regiões do país, que forneceram dados qualitativos e quantitativos, elencamos os principais diferenciais e benefícios do projeto
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 94 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.