skip to main content
Invitado
Mi portal
Mi Cuenta
Cerrar sesión
Identificarse
This feature requires javascript
Tags
Periódicos Eletrónicos
Libros Eletrónicos
Bases de Datos
Bibliotecas de USP
Ayuda
Ayuda
Idioma:
Inglés
Castellano
Portugués (Brasil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Búsqueda General
Búsqueda General
Colección Física
Colecciones Físicas
Producción Intelectual USP
Producción USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Producción Intelectual USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Producción Intelectual USP
Búsqueda Avanzada
Búsqueda por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Estrutura urbana e consumo energético
Luis Fernando Di Pierro Marcos Rodrigues 1948-
1982
Disponible en
EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central
(FD-414 )
y otras localizaciones
(Obténgalo)
This feature requires javascript
Localizaciones y Reservas
Detalles
Comentarios y Etiquetas
Solicitaciones
Servicios adicionales
Navegación virtual
This feature requires javascript
Acciones
Agregar a Mi Portal
Eliminar de Mi Portal
Correo Electrónico
Imprimir
Enlae permanente
Cita bibliográfica
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Exportación RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Estrutura urbana e consumo energético
Autor:
Luis Fernando Di Pierro
Marcos Rodrigues 1948-
Materias:
INFRAESTRUTURA URBANA
;
CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Notas locales:
Programa Engenharia Civil:
Descripción:
A diminuição do consumo energético do setor de transportes urbanos, através da racionalização do consumo de combustíveis, vem sendo obtida por meio de medidas indutoras de modificações em características dos sistemas de transportes, principalmente nas que se referem à utilização média de veículos e divisão modal. No entanto, sabe-se do inter-relacionamento existente entre uso do solo e transportes. Assim, pode-se presumir que alterações nos padrões de uso do solo em um determinado meio urbano podem induzir alterações nos níveis de consumo de combustíveis. Com o objetivo de identificar e analisar características urbanas que influem no consumo energético do setor de transportes, desenvolveu-se um estudo baseado na formulação e simulação de cidades hipotéticas diferenciais entre si pelo padrão de uso do solo. Para a obtenção de resultados próximos à realidade, a formulação das cidades hipotéticas foi feita utilizando-se como base de informações, dados referentes às cidades médias brasileiras. Os diferentes padrões de uso do solo foram definidos através de: - Estrutura Urbana, caracterizada pela configuração geométrica da mancha urbana e pelo traçado da rede viária de transportes.
– Distribuição Espacial de Atividades, considerando-as como sendo as de trabalhar e habitar. Uma vez formuladas as cidades hipotéticas, com um dimensionamento de 150.000 habitantes, aplicou-se às mesmas um modelo de distribuição de viagens que forneceu indicadores de consumo energético. Assim, procedeu-se a uma análise comparativa dos resultados que permitiu comprovar as seguintes hipóteses: - diferentes configurações geométricas da ocupação urbana no espaço induzem diferentes níveis de consumo energético; - diferentes tipos de rede viária de transportes induzem diferentes níveis de consumo energético; - diferentes padrões de distribuição espacial de atividades induzem diferentes níveis de consumo energético. A análise comparativa dos resultados permitiu, ainda, outras conclusões: - as cidades concêntricas monocêntricas são as mais econômicas energeticamente. Quanto às cidades que apresentam uma direção preferencial de expansão, observou-se que quanto mais linearizada for a configuração geométrica, maiores são os níveis de consumo energético: - as redes de transporte do tipo grelha são mais econômicas energeticamente do que as redes tipo espinha de peixe, induzindo menores distâncias médias de viagem; - a distribuição caracterizada pela centralização das atividades em torno do núcleo central (cento comercial) é a que induz menor consumo energético. Complementarmente, foram determinadas alterações em características de uso do solo que induziriam reduções no consumo energético, equivalentes aquelas que seriam obtidas através de alterações nos valores de utilização média de veículos (ônibus e autos) e de divisão modal. Assim, identificam-se novas formas de atuação no meio urbano para indução de reduções no consumo de combustíveis.
Fecha de creación:
1982
Formato:
205 p anexos.
Idioma:
Portugués
Enlaces
Este registro en el Catálogo
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Volver a la lista de resultados
Anterior
Resultado
2
Siguiente
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando en bases de datos remotas, por favor espere
Buscando por
en
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar lo que tiene hasta ahora
This feature requires javascript
This feature requires javascript