skip to main content

Museu Paulista: do teatro da memória ao museu laboratório: em torno da Independência do Brasil

SCHIAVINATTO, IARA LIS ; LIMA JUNIOR, CARLOS

Anais do Museu Paulista, 2022, Vol.30 [Periódico revisado por pares]

Museu Paulista, Universidade de São Paulo

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Museu Paulista: do teatro da memória ao museu laboratório: em torno da Independência do Brasil
  • Autor: SCHIAVINATTO, IARA LIS ; LIMA JUNIOR, CARLOS
  • Assuntos: Cultura visual ; HUMANITIES, MULTIDISCIPLINARY ; Independência do Brasil ; Museu Paulista ; Políticas de memória
  • É parte de: Anais do Museu Paulista, 2022, Vol.30
  • Descrição: RESUMO O projeto museológico de Afonso Taunay do Museu Paulista, pertencente à Universidade de São Paulo desde 1963, consagrou a expografia desse museu histórico à Independência do Brasil em 1922. Indicamos as formas de elaboração de um contrato cívico entre o museu e essa data nacional. Com o ingresso de Ulpiano Bezerra de Meneses na diretoria do Museu em 1989, a instituição passou por uma guinada, com a criação de diretrizes que reorientariam o caráter museal da instituição, a partir da reavaliação crítica de seu acervo (material e visual), e do próprio edifício-monumento que sedia o Museu Paulista. Este artigo aponta algumas balizas de mudança na compreensão da instituição, a partir da qualificação das fases institucionais anteriores a Bezerra de Meneses. Pode-se ainda indicar que os pressupostos norteadores de Ulpiano de Meneses - no esforço de converter o Museu de “teatro da memória” para “laboratório da História” - desdobram-se no projeto de restauro e reinauguração do Museu do Ipiranga, em 2022, e nas reformulações dos modos de abordar a noção na obra-prima Independência ou morte!, de Pedro Américo. ABSTRACT Afonso Taunay’s museological project for the Museu Paulista, belonging to the University of São Paulo since 1963, consecrated this historical museum’s exobit design to Brazil’s Independence in 1922, elaborating a civic contract between the museum and this national celebration. When Ulpiano Bezerra de Meneses became director of the Museum in 1989, the institution underwent a change in direction with the creation of guidelines that would reorient its character, based on the critical reassessment of its collection (material and visual), and of the monument-building itself which houses the museum. This article points out some changes in the understanding of the institution, based on the qualification of its phases prior to Bezerra de Meneses. Besides, Ulpiano de Meneses’ guiding assumptions-in his effort to convert the Museum from a “theatre of memory” into a “laboratory of history”-unfold in the restauration and reinauguration of the museum in 2022, and in the reformulations of ways to approach the masterpiece “Independência ou Morte!” by Pedro Américo.
  • Editor: Museu Paulista, Universidade de São Paulo
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.