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A gênese e o desenvolvimento da relação entre Física Quântica e misticismo e suas contribuições para o Ensino de Ciências

Saito, Marcia Tiemi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2019-02-04

Acesso online

  • Título:
    A gênese e o desenvolvimento da relação entre Física Quântica e misticismo e suas contribuições para o Ensino de Ciências
  • Autor: Saito, Marcia Tiemi
  • Orientador: Gurgel, Ivã
  • Assuntos: Alfabetização Científica; Física Quântica; Ludwik Fleck; Misticismo; Mysticism; Quantum Physics; Scientific Literacy
  • Descrição: Atualmente, a Alfabetização Científica e a Natureza da Ciência são perspectivas de reconhecida importância no Ensino de Ciências, a serem utilizadas com o objetivo de formar cidadãos responsáveis, críticos, reflexivos e atuantes na sociedade. No entanto, apesar do reconhecimento da importância dessas perspectivas, há pouco consenso sobre o seu significado, como elas devem ser ensinadas e em que medida elas realmente contribuem para o exercício da cidadania. Muitos desses questionamentos se devem à falta de uma abordagem histórico-social, que leve em conta, além dos fatores sociais que influenciam a ciência, os fatores que influenciam na apropriação e na circulação do conhecimento científico em meios não-científicos. Nesse contexto, podemos destacar os diferentes usos e interpretações dos conceitos e da teoria da Física Quântica que vêm sido feitos nas últimas décadas em meios não-científicos, culminando no fenômeno cultural denominado misticismo quântico. Trata-se de um exemplo concreto de um conhecimento científico, que foi apropriado e adquiriu novos significados e interpretações, ao circular no meio sociocultural. Os novos usos adquiridos por essa teoria são considerados, principalmente por cientistas e educadores de ciências, como sendo inapropriados, porém pouco se sabe sobre sua origem e sobre o seu processo de difusão no meio social. O presente trabalho investiga as possíveis origens histórico-sociais e os processos de difusão dos diferentes usos e interpretações da Física Quântica e a gênese da sua relação com o misticismo, tomando como principal referencial teórico a epistemologia do médico e filósofo da ciência Ludwik Fleck, acerca da circulação do conhecimento. Também se fará a Análise do Discurso de dois livros místicos que utilizam a Física Quântica, a fim de compreender as características que esse fenômeno assumiu mais recentemente. A partir disso, se fará uma reflexão acerca das implicações desse estudo para o Ensino de Ciências, mais especificamente sobre os objetivos da Alfabetização Científica e de se trabalhar a Natureza da Ciência em sala de aula.
  • DOI: 10.11606/T.81.2019.tde-10062019-121225
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2019-02-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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