skip to main content

Pisando o ar: reflexões sobre o uso dos contos de tradição oral em processos de ensino-aprendizagem

Rocha, Maria Madalena Monteiro Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2020-12-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Pisando o ar: reflexões sobre o uso dos contos de tradição oral em processos de ensino-aprendizagem
  • Autor: Rocha, Maria Madalena Monteiro Da
  • Orientador: Machado, Regina Stela Barcelos
  • Assuntos: Abordagem Teórico-Poética; Alfabetização; Aprendizagem Dialógica; Arte-Educação; Contos De Tradição Oral; Formação De Professores; Teacher Training; Tales Of Oral Tradition; Literacy; Dialogical Learning; Art-Education; Theoretic-Poetic Approach
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.
  • Descrição: Esta dissertação apresenta o trabalho realizado pela pesquisadora utilizando os contos de tradição oral em processos de aprendizagem ao longo de 20 anos de prática como arte-educadora. A investigação tem como foco a relação entre aprendizagem e contos de tradição oral e considera a hipótese de que a vivência com tais contos aciona um caminho de aprendizagem que outras intervenções não fazem, exercendo significativo papel no processo educativo. Como uma das fontes de inspiração, o presente estudo traz uma síntese da abordagem teórico-poética proposta por Regina Machado para a formação de professores de Artes, e a partir daí narra três experiências: o uso dos contos de tradição oral na alfabetização de crianças; a formação de voluntárias contadoras de histórias; e a formação continuada de docentes de áreas não diretamente ligadas à Arte. Para isso, utiliza fotografias, relatórios, planejamentos, trechos de diário de bordo e textos reflexivos coletados ao longo do percurso, bem como questionários respondidos por alguns profissionais que participaram dos processos formativos citados na pesquisa. O propósito do trabalho é revelar as contribuições da arte de contar histórias para práticas educativas em diferentes contextos, no sentido da ampliação do olhar de educadores para o uso específico de contos como ferramentas de mobilização da aprendizagem.
  • DOI: 10.11606/D.27.2020.tde-09032021-145424
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2020-12-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.