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Contribuições da pedagogia de projetos e do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o ensino de Geografia - um estudo de caso.

Carolino, Jussara De Abreu

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2007-12-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Contribuições da pedagogia de projetos e do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o ensino de Geografia - um estudo de caso.
  • Autor: Carolino, Jussara De Abreu
  • Orientador: Cacete, Nuria Hanglei
  • Assuntos: Formação De Professores; Pedagogia De Projetos; Práticas Pedagógicas; Tecnologia De Informação E Comunicação; Information And Communication Technology; Pedagogical Practices; Project Pedagogy; Teacher Training
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Objetivamos demonstrar nesta pesquisa as contribuições da Pedagogia de Projetos associada ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Geografia, no sentido de criar novos ambientes de trabalho e estimular o aluno, com base nos princípios da autonomia e da colaboração, a buscar aprendizagem contextualizada e com significado. A modalidade de pesquisa adotada foi a empírica; o procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso - realizado na Escola Odete Maria de Freitas, Embu/SP, com alunos do Ensino Fundamental, precisamente duas salas de 8ª série. Foram elaboradas e desenvolvidas duas propostas didáticas para o ensino de Geografia, que associam a Pedagogia de Projetos, especificamente o projeto \"Mi lugar\" e o \"Ih! Tá acabando\", ao uso das TICs. Os resultados mostram que é possível proporcionar ensino pautado na criação/apropriação de novos ambientes de trabalho, possibilitando ao aluno aprendizagem contextualizada e com significado. O desenvolvimento das propostas didáticas destacadas foi bastante positivo - percebido por meio do empenho, da dedicação e do comprometimento dos envolvidos no processo. O trabalho permitiu a criação de conexões com o cotidiano e a participação do educando, de forma dinâmica e interativa. Foram construídos conceitos não só pertinentes à Geografia mas com a perspectiva de integração dos saberes, de aprender a conhecer, a fazer, a encontrar significado na própria atuação. Os alunos passaram de meros receptores de informações para produtores de seu próprio conhecimento; tornaram-se responsáveis pelo seu aprendizado. A ação do professor foi fundamental nesse processo, por meio de pedagogias diferenciadas, mediação e prática reflexiva. Portanto, são muitas as questões que permeiam o estudo acerca das contribuições da Pedagogia de Projetos e do uso das TICs no ensino/aprendizagem. Questões que perpassam pelo âmbito das concepções do professor e do aluno sobre aprendizagem, pela idealização; desenvolvimento e aplicação de práticas escolares inovadoras; pelo aporte da formação de professores; como também pela infraestrutura tecnológica necessária para a implementação das TICs na escola. Esses temas precisam ser pensados em consonância com os novos paradigmas educacionais, inseridos no mundo atual, com suas formas específicas de organização social. É preciso considerar ainda as necessidades de aprendizagem do aluno, seu contexto social e educativo, para a implementação de uma proposta pedagógica eficaz.
  • DOI: 10.11606/D.48.2007.tde-22022008-142053
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2007-12-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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