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Análise de estratégias de ensino/aprendizagem em materiais didáticos de alemão como língua estrangeira: perspectivas pós-comunicativas em contraste

Cunha, Max Clark De Castro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2013-06-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise de estratégias de ensino/aprendizagem em materiais didáticos de alemão como língua estrangeira: perspectivas pós-comunicativas em contraste
  • Autor: Cunha, Max Clark De Castro
  • Orientador: Simões, Jose da Silva
  • Assuntos: Abordagem Intercultural; Tipos De Exercícios; Pós-Método; Estratégias De Ensino/Aprendizagem; Era Pós-Comunicativa; Intercultural Approach; Learning/Teaching Strategies; Post-Method; The Post-Communicative Era; Types Of Exercises
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: A partir da quantificação e interpretação dos tipos de exercícios e estratégias existentes nas lições Start auf Deutsch e Café D, ambas do livro Studio D A1 (2008) e Europa: Politik und mehr, do livro Studio D B1 (2008), este trabalho teve como objetivo investigar se estas lições estão sedimentadas com base nos princípios pós-comunicativos, conforme descritos em Funk (2010). Após a quantificação dos tipos de exercícios destas lições, foram investigadas as estratégias didáticas presentes nas lições para verificar se as estratégias do material estão apoiadas nas estratégias da abordagem intercultural, conforme apresentadas em Roche (2001) e na pedagogia pós-método (KUMARAVADIVELU: 1994 e 2001), que fazem parte deste novo cenário póscomunicativo. Ambas tem princípios que podem ser relacionados à teoria sociocultural e interacionista. A pesquisa sobre a perspectiva pós-comunicativa possibilitou mudanças de parâmetros no ensino/aprendizagem de língua estrangeira na década de 90. Destes estudos surgiu o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas Estrangeiras (QCERL) e no Brasil os Parâmetros Curriculares Nacionais- Línguas Estrangeiras (PCN-LE), ambos os parâmetros de ensino, europeu e brasileiro, propõem que a realidade do aluno e as trocas culturais sejam um meio de facilitação à autonomia de aprendizagem. O material didático escolhido para análise faz parte da realidade do QCERL, por isso, preocupou-se em analisar se estão presentes nestas lições os tipos de exercícios propostos por Rampillon (2000) e Häussermann & Piepho (1996). Também foram comparadas as estratégias didáticas do livro do professor com as estratégias de ensino aprendizagem discutidas em Bimmel & Rampillon (2001). Fez-se uma breve descrição do papel dos recursos midiáticos na era pós-comunicativa. Em síntese, com base nestes pressupostos, este trabalho investigou se nestas lições encontram-se subsídios para a aplicação dos tipos de exercícios, estratégias didático-pedagógicas póscomunicativas.
  • DOI: 10.11606/D.8.2013.tde-28082013-123941
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2013-06-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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