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Instruções sobre as consequências negativas do comer e sua influência no comportamento alimentar

Calegare, Natália Marcourakis

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2021-09-28

Acesso online

  • Título:
    Instruções sobre as consequências negativas do comer e sua influência no comportamento alimentar
  • Autor: Calegare, Natália Marcourakis
  • Orientador: Mijares, Miriam Garcia
  • Assuntos: Comportamento Alimentar; Instruções; Medidas Comportamentais; Behavior Measures; Eating Behavior; Instructions
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Estudos experimentais investigaram o quanto instruções podem modular o desejo por alimentos utilizando como variáveis dependentes (VDs), principalmente, correlatos neurais e autorrelatos de desejo. O presente trabalho dividiu-se em dois estudos, o primeiro trata-se da revisão metodológica dessa área de pesquisa e o segundo de um experimento, cujo objetivo foi propor e testar uma proposta metodológica que incluísse medidas comportamentais e exposição direta ao alimento, aos estudos que relacionam instruções e comportamento alimentar. A revisão metodológica teve por objetivo analisar criticamente essa área, com foco específico nos seguintes aspectos: distribuição de publicações ao longo dos anos, características das populações estudadas, quais variáveis independentes (VI), VDs e estímulos foram utilizados. Como resultados observou-se que essa é uma área recente de estudo, que tem como participantes majoritariamente mulheres jovens e que há escassez de estudos que possibilitam replicação, já que há alta variedade do tipo de instrução (VI), do tipo de estímulos aos quais os participantes foram expostos e de medidas (VDs). Além disso, poucos estudos apresentam com exatidão a VI e utilizam medidas comportamentais. O segundo estudo teve três objetivos específicos: (1) averiguar se a instrução exerce algum controle sobre o consumo alimentar dos participantes; (2) avaliar se há correspondência entre o que os participantes dizem sentir perante os alimentos e o quanto eles efetivamente consomem dos mesmos; e (3) verificar se a instrução exerce algum controle sobre os autorrelatos de desejo. Para tal, optou-se pelo desenho de linha base múltipla entre participantes, no qual os três participantes foram expostos a sessões de linha de base e sessões experimentais. Durante a linha de base foram observadas imagens de alimentos pontuados como preferidos, preenchidos autorrelatos de desejo e consumo dos alimentos de preferência. Nas sessões experimentais o mesmo procedimento foi realizado, porém antes de observadas as imagens de alimentos, os participantes foram instruídos a pensarem nas consequências negativas de consumi-los. Os resultados obtidos não permitem concluir que a instrução teve efeito no consumo alimentar ou nos autorrelatos de desejo dos participantes. Além disso, não houve indicativos de que houve correspondência entre os autorrelatos de desejo e o consumo dos alimentos
  • DOI: 10.11606/D.47.2021.tde-03122021-165628
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2021-09-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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