skip to main content

Ismene, princesa de Tebas e o páthos (pós-)moderno

Nuñez, Carlinda ; Ribeiro Barbosa, Tereza Virgínia

Soletras (São Gonçalo), 2017-02, Vol.16 (32), p.301 [Periódico revisado por pares]

Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Uerj

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Ismene, princesa de Tebas e o páthos (pós-)moderno
  • Autor: Nuñez, Carlinda ; Ribeiro Barbosa, Tereza Virgínia
  • É parte de: Soletras (São Gonçalo), 2017-02, Vol.16 (32), p.301
  • Descrição: This study focus on Pedro Senna's The tragedy of /smene, Princess of Thebes, which debuted in 2007 and was published in 2013. The play won the 1st prize by the popular jury, in the "Brazil on Stage Selection 2006", a drama contest for new authors, promoted by the Bank of Brazil Cultural Center. It was performed the following year and directed by award-winner Moacir Chaves. Our method, the intercultural approach, fits a specific type of comparativism, which, without neglecting the existence of correlations and parallelisms, emphasizes the role of untimeous anachronism adopted as an aesthetic procedure with artistic results. It is the apprehension of social knowledge that is expressed in discourse, in terms of cultural contexts. Besides the mentioned theoretical apparatus, we also resort to Aby Warburg's theorizing and his concept of Pathosformel, i.e. the "affective formulas."Keywords: Pedro de Senna, Sophocles, Ismene, Classical reception.A tragedia de Ismene, princesa de Tebas, de Pedro de Senna (com estreia em 2007 e publicacao em 2013), nos ocupara nesse estudo. A peca levou o 1 premio, por juri popular, na "Selecao Brasil em Cena 2006", concurso de dramaturgia para novos autores, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil e foi encenada, no ano seguinte, sob a direcao do premiado Moacir Chaves. Nosso metodo, a abordagem intercultural, se enquadra numa modalidade especifica de comparativismo que, sem desprezar correlacoes e paralelismos, privilegia a funcao das intempestividades anacronicas adotadas como procedimento estetico e com rentabilidade artistica. Trata-se de depreender um saber social que se exprime no discurso, no plano das contextualidades culturais. Alem do mencionado aparato teorico, vamos igualmente lancar mao da teorizacao de Warburg e de seu conceito de Pathosformeln, isto e, das "formulas afetivas".Palavras-chave: Pedro de Senna, Sofocles, Ismene, recepcao classica.
  • Editor: Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Uerj
  • Idioma: Inglês;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.