skip to main content

Ciência na TV percepções de adolescentes de três cidades brasileiras

Vanessa Brasil de Carvalho Luisa Massarani; Marina Ramalho; Luís Amorim; Yurij Castelfranchi; Licinia Maria Correa; Ana Carolina Corrieri; Maria Ataide Malcher; Jane Aparecida Marques; Suzana Cunha Lopes; Weverton Raiol

História, Ciências, Saúde-Manguinhos Rio de Janeiro v. 27, n. 4, p. 1187-1206, out./dez. 2020

Rio de Janeiro 2020

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Ciência na TV percepções de adolescentes de três cidades brasileiras
  • Autor: Vanessa Brasil de Carvalho
  • Luisa Massarani; Marina Ramalho; Luís Amorim; Yurij Castelfranchi; Licinia Maria Correa; Ana Carolina Corrieri; Maria Ataide Malcher; Jane Aparecida Marques; Suzana Cunha Lopes; Weverton Raiol
  • Assuntos: CIÊNCIA; TELEVISÃO; PROGRAMA DE TELEVISÃO; ADOLESCENTES
  • É parte de: História, Ciências, Saúde-Manguinhos Rio de Janeiro v. 27, n. 4, p. 1187-1206, out./dez. 2020
  • Notas: Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702020000500009. Acesso em: 22 fev. 2021
  • Descrição: Importante mediação de práticas culturais, a TV contribui na construção de representações sociais, incluindo a da ciência. Considerando que adolescentes são um dos seus principais públicos, visamos analisar de que forma os conteúdos televisivos podem contribuir para a construção de percepções sobre ciência nesses jovens. Realizamos 12 grupos focais com alunos de escolas públicas e privadas em três cidades brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Belém (PA). Observamos que, embora estereótipos da ciência e dos cientistas tenham emergido nas discussões, os jovens demonstraram compreender a atividade científica de maneira mais aprofundada, assim como a própria programação televisiva
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: p. 1187-1206.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.