skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Prevalência de deficiência física na população de Campinas (Projeto ISA-SP / Campinas) [resumo]

Maria Solange Carvalho Alves Luane Margarete Zanchetta; Marilisa Berti de Azevedo Barros; Chester Luiz Galvão Cesar; Moisés Goldbaum; Luana Carandina; Maria Lúcia Olivetti Borini; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (8. 2006 Rio de Janeiro)

Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro n. esp., 2006

Rio de Janeiro 2006

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (CD107 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Prevalência de deficiência física na população de Campinas (Projeto ISA-SP / Campinas) [resumo]
  • Autor: Maria Solange Carvalho Alves
  • Luane Margarete Zanchetta; Marilisa Berti de Azevedo Barros; Chester Luiz Galvão Cesar; Moisés Goldbaum; Luana Carandina; Maria Lúcia Olivetti Borini; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (8. 2006 Rio de Janeiro)
  • Assuntos: DEFICIENTES; PREVALÊNCIA
  • É parte de: Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro n. esp., 2006
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: Introdução: A deficiência é definida como a anormalidade anatômica e ou funcional nos órgãos, sistemas e estruturas do corpo humano, que por sua vez pode gerar incapacidades e ainda refletir na adaptação do indivíduo ao meio ambiente. O aumento da expectativa de vida da população brasileira nas últimas décadas tem influenciado para que as causas da deficiência estejam cada vez mais relacionadas a males crônico-degenerativos, como hipertensão arterial, diabetes, infarto, e outros. Esta temática ainda é pouco explorada no sentido de conhecermos o perfil da população deficiente brasileira, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (CENSO, 2000) indicam a existência de 24, 5 milhões de pessoas deficientes no país. Objetivos: Analisar a prevalência dos tipos de deficiência física (visual, auditiva, motora e outras) na população de Campinas-SP segundo variáveis demográficas e sociais. Métodos: Estudo transversal, de base populacional, que envolveu 1585 indivíduos de uma amostra estratificada e por conglomerados de residentes do município de Campinas, como parte do Projeto ISA-SP (2001-2002). Foram calculadas as prevalências, e intervalos de confiança de 95%, dos tipos de deficiência segundo idade, gênero, renda per capita, nível de escolaridade e cor/raça. As análises feitas com o software Stata 7.0 utilizaram as ponderações necessárias ao desenho amostral. Resultados: 8,94% da população de Campinas referiram problemas relacionados à deficiência física: dificuldade de enxergar (4,1%), dificuldade de ouvir (3,2%), surdez (1,6%), paralisia (0,9%); cegueira (0,5%) e outros (0,1%).
    Verificou-se maior presença de problemas físicos conforme o aumento da idade, principalmente após os 60 anos. Quanto ao gênero, somente paralisia foi mais prevalente no sexo masculino (1,6%). Em relação à escolaridade houve diferença estatística significativa somente para dificuldade de enxergar com 10% nas pessoas com menos 4 anos de escolaridade e 3,6% naquelas com 12 anos ou mais de escolaridade. Para a variável cor/raça não foram observadas diferenças significativas nas prevalências das deficiências físicas. Conclusão: O estudo possibilitou conhecer o padrão dos problemas de deficiência física nos subgrupos da população, identificando os problemas mais importantes e os subgrupos mais vulneráveis e que demandam atenção especial.
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.