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Estudo de caso da implantação de nova ferrovia ligando o Porto de Paranaguá ao interior do país

João Guilherme Menezes do Monte Lima Silva Lucas Ajaj Piccoli; Rosangela dos Santos Motta 1976-

2018

Localização: EPECP - Esc. Politécnica-Bib Eng Civil e Prod    (TF-2018 Si382e CD )(Acessar)

  • Título:
    Estudo de caso da implantação de nova ferrovia ligando o Porto de Paranaguá ao interior do país
  • Autor: João Guilherme Menezes do Monte Lima Silva
  • Lucas Ajaj Piccoli; Rosangela dos Santos Motta 1976-
  • Assuntos: PORTO DE PARANAGUÁ (PR); FERROVIAS -- IMPLANTAÇÃO -- BRASIL; PORTOS; ESTUDO DE CASO
  • Notas: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
  • Descrição: Diante do gargalo na região do Porto de Paranaguá (PR) em razão de uma ferrovia desatualizada, congestionamento rodoviário e saturação da capacidade do porto, o governo do Estado do Paraná decidiu convidar projetistas, em 2017, para avaliar um novo acesso ferroviário ao porto. Motivado pelo impacto desse possível empreendimento na economia da região, sede de aprendizado por ferrovias e perspectiva de inovação no setor, o presente Trabalho de Formatura intenta expor, ao realizar um estudo de caso de estudos de viabilidade da Nova Ferroeste, os principais aspectos considerados pelas projetistas participantes e fatores em jogo no procedimento aberto pelo governo do Estado do Paraná. Os aspectos analisados foram a legislação pertinente a este procedimento, exigências do governo estadual, parâmetros do traçado, estudo preliminar de demanda e análise financeira prévia. Para isso, foram realizadas revisão bibliográfica, consulta a sítios eletrônicos e entrevistas a participantes do procedimento. Foram expostas as principais diferenças entre os instrumentos legais analisados e quais ambientes em que cada um deles é mais apropriado, as principais exigências do Edital do procedimento e quais suas possíveis repercussões. Posteriormente, foram analisadas as primeiras partes do estudo de viabilidade solicitado pelo governo, estimativa de demanda na ferrovia pelas próximas décadas e definição do traçado preliminar dela advinda, com a colaboração de algumas projetistas participantes. Com isso, pôde-se obter uma ideia da demanda, receita e desenho do traçado previsto para os trechos solicitados, seus possíveis efeitos e algumas propostas de melhoria para os métodos utilizados. Do estudo da legislação, foi possível concluir que o PMI, procedimento adotado pelo governo do Paraná para estruturar o estudo de viabilidade, apresenta alto risco ao setor privado e só funciona em ambientes de
    elevadas certeza jurídica e garantias. Em relação à análise financeira preliminar, há já um valor mínimo de receita e carga que será realizado. Porém, como os valores foram muito subestimados devido a razões metodológicas, ainda é inconclusivo se a Nova Ferroeste é totalmente viável financeiramente ao setor privado ou se é necessário um aporte do setor público.
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: CD-ROM.
  • Idioma: Português

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