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Marketing e sustentabilidade: sinergias e lacunas

Hernandes, Jose Paulo Guagliardi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2014-04-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Marketing e sustentabilidade: sinergias e lacunas
  • Autor: Hernandes, Jose Paulo Guagliardi
  • Orientador: Toledo, Geraldo Luciano
  • Assuntos: Marketing; Marketing Crítico; Marketing Social; Sustentabilidade; Corporate Social Responsability; Marketing; Social Marketing; Sustainability
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O estudo teve por objetivo avaliar as sinergias e lacunas existentes entre marketing e sustentabilidade. Procurou-se a inserção de sustentabilidade dentro da abordagem de marketing, com a integração entre as várias escolas de pensamento de marketing e a consequente ampliação do conceito de marketing. A justificativa para este tema se escora em três vertentes: sua relevância planetária dada a agenda que o tema sustentabilidade desfruta na sociedade e contexto empresarial e de marketing atuais; sua importância para a teoria de marketing e seu desenvolvimento pleno como uma ciência social; e sua adequação para o país em face de nosso estágio de desenvolvimento econômico, riqueza ambiental e desigualdade social. O conceito de sustentabilidade foi analisado em seus antecedentes, sua gênese e evolução, bem como relacionado com os conceitos de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa. Além do tratamento conceitual foi realizada uma pesquisa empírica visando validar algumas hipóteses relacionadas com o tema marketing e sustentabilidade na percepção da população. Referenciou-se marketing como um elemento fundamental para a sustentabilidade, seja a nível global, corporativo ou individual. O estudo indica a necessidade de continuidade na ampliação do conceito de marketing, visando sua consolidação como ciência social autônoma tendo as relações humanas como objeto de estudo. Este esforço deve se dar em duas dimensões: interna e externa à área. Internamente deve-se procurar integrar as escolas de pensamento de marketing social, macromarketing e marketing crítico ao mainstream da área; superar as barreiras de classificações e pensamentos baseados em dicotomias e derrubar as limitações referentes às caracterizações dos agentes sociais e modos de produção envolvidos. Externamente deve-se procurar a integração com outras áreas de conhecimento, notadamente filosofia, sociologia e comunicações, visando a discussão crítica exógena e a consolidação das bases conceituais.
  • DOI: 10.11606/T.12.2014.tde-01072014-140207
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2014-04-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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