skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

VIDAS PROFISSIONAIS DE DOIS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PESQUISADORES BRASILEIROS: ENCONTROS E DESENCONTROS COM AS PRÁTICAS COLABORATIVAS

Rufino, Luiz Gustavo Bonatto ; Godoi, Marcos Roberto ; Luguetti, Carla ; Iannucci, Cassandra

Movimento (Porto Alegre, Brazil), 2022, Vol.28 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    VIDAS PROFISSIONAIS DE DOIS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PESQUISADORES BRASILEIROS: ENCONTROS E DESENCONTROS COM AS PRÁTICAS COLABORATIVAS
  • Autor: Rufino, Luiz Gustavo Bonatto ; Godoi, Marcos Roberto ; Luguetti, Carla ; Iannucci, Cassandra
  • Assuntos: EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; HISTORY ; PHILOSOPHY ; POLITICAL SCIENCE ; SOCIOLOGY
  • É parte de: Movimento (Porto Alegre, Brazil), 2022, Vol.28
  • Descrição: Resumo O objetivo deste artigo é explorar as práticas colaborativas e as experiências na socialização de dois professores e pesquisadores de Educação Física (EF) no Brasil. Este estudo de caso qualitativo e colaborativo teve como participantes dois profissionais brasileiros que atuam em escolas e em universidades e dois amigos críticos. Foram identificados incidentes críticos relacionados às práticas colaborativas por meio de gráficos e foto-elicitação, em quatro encontros online. Os resultados foram analisados à luz da teoria da socialização docente e revelaram que: (a) as práticas colaborativas podem ser consideradas como processos complexos e dialógicos que proporcionam diferentes experiências (positivas e negativas) na vida e na carreira; e (b) socialização como um processo não linear que pode ser melhorado com pesquisa e colaboração. Os achados contribuem para ampliar a compreensão das práticas colaborativas em apoio a carreiras sustentáveis e significativas.
  • Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.