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Comunicação, cultura e identidade: reflexões epistemológicas
Gilberto Giménez
Revista internacional de folkcomunicação, 2018-06, Vol.16 (36), p.13-32
[Periódico revisado por pares]
Universidade Estadual de Ponta Grossa
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Título:
Comunicação, cultura e identidade: reflexões epistemológicas
Autor:
Gilberto Giménez
Assuntos:
communication
;
culture
;
epistemology
;
identity
;
social sciences
É parte de:
Revista internacional de folkcomunicação, 2018-06, Vol.16 (36), p.13-32
Descrição:
Como “ciência de encruzilhada”, a ciência da comunicação tem um estatuto paradoxal no campo das ciências sociais, devido, de um lado, ao seu caráter híbrido e plural; e do outro, pelo fato de que todo ato comunicacional constitui um “fenómeno social total”, pelo qual não se transmite somente uma mensagem, mas também, uma cultura, uma identidade e o tipo de relação social que une os interlocutores. Parte daqui a dificuldade de definir, de modo unívoco, o que é a comunicação. John Fiske distingue, a grosso modo, duas escolas a esse respeito: a “escola do processo”, baseada no clássico modelo linear; e a “escola semiótica”, que concebe a comunicação como produção e recepção de significados num contexto cultural. Atualmente, os teóricos da comunicação se fundamentam, cada vez mais, nesta última “escola”, ou tendência, na medida em que sempre tendem a ir mais além do simples intercâmbio de mensagens em suas pesquisas, para adotar o que chamam de uma “concepção transacional”, que incorpora a relação com a cultura e a identidade como capítulos centrais da teoria da comunicação.
Editor:
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Idioma:
Português
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