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Aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela: a representação da nova classe C

Mauro, Rosana

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2014-08-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela: a representação da nova classe C
  • Autor: Mauro, Rosana
  • Orientador: Barreto Filho, Eneus Trindade
  • Assuntos: \"Nova Classe C\"; Classes Sociais; Consumo; Telenovela; Discurso; Midiatização; Social Classes; Mediatization; Discourse; Consumption; "New Class C"
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente pesquisa pretende estudar aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela com foco na representação do que vem sendo considerada a \"nova classe C\" ou \"nova classe média\" brasileira. Para tanto, analisou-se cenas das telenovelas Avenida Brasil (2012), de João Emanuel Carneiro, e Cheias de Charme (2012), de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira. Ambas exibidas na Rede Globo, a primeira no horário das 21 horas e a segunda às 19 horas. As duas foram consideradas pela mídia como tramas que representam a \"nova classe C\", o que justifica a escolha. Inicialmente, o trabalho traz uma breve discussão teórica sobre o termo midiatização, sobre as concepções sociológicas de classe social e os estudos realizados sobre telenovela e classe. Pretende-se, assim, problematizar a expressão \"nova classe C\", de modo a entender sua natureza e validade sociológica, bem como levantar a forma como a telenovela costuma retratar as classes sociais, para, assim, rumar às análises com embasamento teórico. A metodologia de análise se fundamenta na concepção marxista de materialismo histórico e dialética, com a qual estão relacionadas as teorias do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin, a Análise do Discurso Francesa e a Análise do Discurso Crítica. Essas teorias tiveram alguns de seus elementos mesclados e utilizadas como protocolo metodológico. A partir do protocolo e dos levantamentos teóricos sobre classes sociais e telenovela, objetiva-se averiguar as nuanças da midiatização do consumo e do sentido de classe social na representação discursiva do que vem sendo chamada a \"nova classe C\" em cenas selecionadas de Avenida Brasil e Cheias de Charme. Com as análises das cenas que retratam situações que aludem ao consumo, obtivemos resultados que apontam para o fato de ambas as telenovelas, em diferentes graus, apresentarem em seus discursos características que condizem com o modo próprio da telenovela tratar as classes sociais, assim como elementos que se relacionam com uma visão social hegemônica, além de aspectos que estão conectados com a realidade comentada pelos sociólogos e que também indicam mudanças na forma usual das telenovelas retratarem as diferenças sociais. Ademais, de acordo com o conceito de midiatização e com o papel da telenovela no Brasil, acreditamos que essas representações contribuem para a formação de um conhecimento social do que seria a \"nova classe C\" brasileira.
  • DOI: 10.11606/D.27.2014.tde-28012015-102445
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2014-08-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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