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Qualidade de vida de crianças com implante coclear

Silva, Joice De Moura

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru 2018-02-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Qualidade de vida de crianças com implante coclear
  • Autor: Silva, Joice De Moura
  • Orientador: Moret, Adriane Lima Mortari
  • Assuntos: Criança; Implante Coclear; Qualidade De Vida; Resultados; Child; Cochlear Implantation; Outcomes; Quality Of Life
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Diversos fatores influenciam sobre o desempenho das habilidades auditivas, da linguagem falada e da qualidade de vida de crianças com implante coclear. Investigar o impacto multidimensional da deficiência auditiva nas várias demandas da vida da criança pode auxiliar na identificação das variáveis de maior influência sobre os resultados desta população. O alcance dos maiores benefícios proporcionados pelo uso do dispositivo eletrônico depende da inserção efetiva na terapia fonoaudiológica especializada e dos investimentos na participação da família no processo de habilitação e reabilitação auditivas. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida de crianças com deficiência auditiva pré-lingual usuárias de implante coclear e analisar a correlação com os resultados da percepção auditiva da fala, com o desempenho da linguagem falada e com o grau de permeabilidade familiar no processo terapêutico. Participaram da pesquisa 30 crianças de ambos os sexos, com idade entre seis anos completos a 12 anos incompletos, usuárias de implante coclear e seus respectivos pais e/ou responsáveis legais. As crianças foram avaliadas quanto à percepção auditiva da fala, o desempenho da linguagem falada, a permeabilidade familiar e a qualidade de vida. A avaliação das habilidades auditivas mostrou correlação estatisticamente significante entre a escala de audição Categories Auditory Performance (CAP) e a Categoria de Linguagem. Na avaliação da linguagem falada não foram observados resultados estatisticamente significantes entre as variáveis do estudo. A permeabilidade familiar revelou correlações estatisticamente significantes com a CAP. Na perspectiva dos pais o IC melhorou a qualidade de vida em todos os domínios relacionados à criança e em um dos domínios referente à família. A subescala relações sociais apresentou maior escore entre os domínios. O aumento da idade cronológica impactou positivamente sobre os aspectos educacionais da qualidade de vida. Crianças com maiores categorias de audição apresentaram influência sobre a comunicação e a educação, a comunicação foi influenciada também pela categoria de linguagem. As habilidades de linguagem se correlacionaram com a autonomia das crianças e os pais mais permeáveis à reabilitação impactaram sobre a comunicação e a educação. Não foram encontradas correlações estatisticamente significantes entre a qualidade de vida e a idade na cirurgia e a idade auditiva. No entanto, a correlação negativa entre a idade na cirurgia e a qualidade de vida sugere que crianças implantadas mais cedo tendem a ter melhor qualidade de vida. Concluiuse, portanto, que a variável linguagem oral influenciou a qualidade de vida nos domínios comunicação e autonomia da criança. As variáveis desempenho auditivo e permeabilidade familiar influenciaram a qualidade de vida nos domínios comunicação e educação. A qualidade de vida no domínio educação também foi influenciada pela idade cronológica da criança.
  • DOI: 10.11606/D.25.2018.tde-23052018-184850
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Data de criação/publicação: 2018-02-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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