skip to main content

Reconstruindo o processo de avaliação de desempenho da equipe de enfermagem do Hospital Universitário da USP

Vera Lucia Mira Maria Madalena Januario Leite

2003

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (T2358 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Reconstruindo o processo de avaliação de desempenho da equipe de enfermagem do Hospital Universitário da USP
  • Autor: Vera Lucia Mira
  • Maria Madalena Januario Leite
  • Assuntos: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO; PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
  • Notas: Tese (Doutorado)
    Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo
  • Descrição: O processo de avaliação de desempenho da equipe de enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo foi implantado desde a inauguração do Hospital, há 22 anos. Durante esse período, o processo sofreu uma modificação no instrumento, mantendo-se inalterado na essência. Algumas pesquisas foram desenvolvidas mostrando que há dificuldades na realização da avaliação de desempenho, mas que, apesar disso, constitui-se em um importante instrumento gerencial. Reconhecendo sua valorização pelo grupo de enfermeiros do HU e os óbices apresentados, essa pesquisa teve como objetivos, analisar o processo de avaliação e propor a reestruturação de seu instrumento. Para tal, optamos pelo método da pesquisa-ação, considerando essencial que essa reestruturação fosse alicerçada nos valores dos enfermeiros, expressando o coletivo institucional. Como técnica de coleta de dados utilizamo-nos do grupo focal, constituído por 17 enfermeiras com cargo de chefia no Departamento de Enfermagem do Hospital. Foram realizados 15 encontros de duas horas cada um, uma vez por semana. A condução do grupo focal possibilitou a construção da tarefa, o novo instrumento, que consta de 13 prognosticadores de avaliação, Postura, Responsabilidade, Relacionamento interpessoal, Envolvimento, Liderança, Supervisão, Iniciativa e resolutividade, Comunicação oral e escrita, Planejamento, Organização, Conhecimento técnico-científico, Atenção/concentração e Produtividade. Para
    graduação, foi definida uma escala, contendo cinco níveis de desempenho, a saber, Não atinge às exigências - Atinge pouco às exigências - Atinge satisfatoriamente às exigências - Atinge plenamente às exigências - Supera as exigências. Tanto avaliador como avaliado escolhem uma das graduações e descrevem o desempenho para cada prognosticador. O trabalho desenvolvido promoveu, no grupo e na pesquisadora, a reflexão de aspectos fundamentais do processo de avaliação de ) de desempenho, que facilitarão a continuidade de sua reconstrução
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 270 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.