skip to main content

Conhecimento dos professores, de 1ª a 4ª série do ensino fundamental de escolas públicas, quanto ao distúrbio da linguagem escrita

G. B. Fernandes Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Jornada Fonoaudiológica (12. 2005 Bauru)

Anais Bauru : FOB-USP, 2005

Bauru FOB-USP 2005

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Conhecimento dos professores, de 1ª a 4ª série do ensino fundamental de escolas públicas, quanto ao distúrbio da linguagem escrita
  • Autor: G. B. Fernandes
  • Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Jornada Fonoaudiológica (12. 2005 Bauru)
  • Assuntos: LINGUAGEM ESCRITA; ENSINO FUNDAMENTAL; ESCOLA PÚBLICA
  • É parte de: Anais Bauru : FOB-USP, 2005
  • Descrição: Introdução: Segundo, a Lei 6995, de 09/12/81, que regulamenta a profissão - Fonoaudiologia, é de competência do fonoaudiólogo: desenvolver trabalho de prevenção no que se refere à área da comunicação oral e escrita, voz e audição, e também participar da equipe de orientação e planejamento escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos. A vinculação do fonoaudiólogo à instituição escolar tem sido bastante diversificada. Dessa forma, fica claro que a Fonoaudiologia escolar, não está restrita somente a triagens, orientações, encaminhamentos, mas a uma participação efetiva dentro do processo educacional, realizando um trabalho integrado entre os pais, professores, alunos, fonoaudiólogos e demais profissionais que componham a equipe da escola. Objetivo: Visando uma maior integração entre fonoaudiólogo e professores, este trabalho tem por objetivo delimitar o conhecimento dos professores de 1ª a 4ª série quanto ao distúrbio da linguagem escrita, investigando quais dificuldades em identificar esse distúrbio, são apresentadas por estes professores; em um segundo momento, os mesmos serão orientados quanto à prevenção desse distúrbio, identificação das manifestações e, quando necessário, a fazer encaminhamento dos escolares. Metodologia: Esses dados foram colhidos, por meio de um questionário informativo de 10 questões, aplicados em 25 professores de escola pública. Os questionários foram analisados e computados, e
    receberam tratamento estatístico pertinente, para serem utilizados na elaboração do material de orientação: palestra e folder. Os resultados obtidos até o presente momento, revelam que muitos professores têm a visão da atuação do fonoaudiólogo no âmbito escolar, possuem uma noção a respeito do distúrbio da linguagem escrita, e tem uma visão dos fonoaudiólogos como profissional da saúde atuando na tentativa de eliminar a patologia (avaliação, tratamento, e acompanhamento). ) Conclusão: observou-se, nesta pesquisa, que os professores possuem uma visão clínica da atuação do fonoaudiólogo na escola, e de maneira geral, notou-se a necessidade de maior investimento nessa área
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: p. 62.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.