skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Comportamento em cativeiro e teste da eficácia de técnicas de enriquecimento ambiental (físico e alimentar) para jaguatiricas (Leopardus pardalis)

Hashimoto, Claudia Yumi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2008-04-25

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    Comportamento em cativeiro e teste da eficácia de técnicas de enriquecimento ambiental (físico e alimentar) para jaguatiricas (Leopardus pardalis)
  • Autor: Hashimoto, Claudia Yumi
  • Orientador: Ottoni, Eduardo Benedicto
  • Materias: Variação Sazonal; Jaguatirica (Leopardus Pardalis); Etologia Animal; Enriquecimento Ambiental; Corticosterona; Animal Em Cativeiro; Corticosterone; Animal Welfare; Environmental Enrichment; Animal Ethology; Ocelot; Seasonal Variations; Animal Captivity
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descripción: O Brasil possui grande diversidade de felinos selvagens e a maioria destes animais encontra-se ameaçada de extinção. A reprodução em cativeiro é ferramenta essencial para a conservação de espécies como felinos e, em geral, está diretamente relacionada ao bem-estar animal. O presente projeto objetivou o estudo do comportamento em cativeiro da jaguatirica (Leopardus pardalis), enfocando possíveis comportamentos anormais indicativos de condições ambientais sub-ótimas, e o teste de dois protocolos de enriquecimento ambiental (físico e alimentar), visando um melhor entendimento das necessidades desta espécie em cativeiro e a proposição de técnicas de manejo mais adequadas. Para tanto analisamos parâmetros comportamentais (método de varredura) e endócrinos (metabólitos fecais de corticosterona) de 12 indivíduos adultos e cativos na Associação Mata Ciliar, Jundiaí/SP. Com a análise conjunta dos dados de todos os indivíduos não foi possível sustentar a hipótese de influência do tratamento sobre o bem-estar, mas os resultados apontam para influências sazonais sob o comportamento dos animais (temperatura e fotoperíodo) e para um possível efeito danoso da remoção/interrupção do tratamento sobre o bem-estar. A análise individual também apontou, em alguns casos, para este efeito maléfico da remoção do tratamento e para resultados positivos quando se aplicam técnicas de enriquecimento ambiental, como redução da freqüência de comportamentos anormais, aumento do comportamento social não-agonista e redução da concentração de metabólitos de glicocorticóides. Foi encontrada ainda correlação positiva entre a concentração de metabólitos de corticosterona e comportamentos anormais. Dada a importância prática desta linha de pesquisa e a escassez de trabalhos com pequenos felinos brasileiros em cativeiro, apresentamos ainda algumas sugestões metodológicas para futuros experimentos.
  • DOI: 10.11606/D.47.2008.tde-05062008-152748
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Fecha de creación: 2008-04-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere